RMVale

Enem 2021: o que comer nos dias de prova?

A nutricionista Natalia Carneiro nos deu dicas sobre como os estudantes devem se alimentar nas últimas refeições e na hora da prova

Escrito por Fernanda Niquirilo

15 JAN 2021 - 10H45 (Atualizada em 15 JAN 2021 - 11H24)

O primeiro domingo de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 está chegando e, com isso, muitos estudantes acabam sofrendo com o nervosismo e a ansiedade, que pode afetar tanto o sistema emocional quanto a parte fisiológica dos participantes.

Para amenizar os sintomas, além de calma e concentração, manter uma alimentação adequada nas vésperas da prova é fundamental, e também ajuda a garantir o bem-estar, estimular a memória e sustentar a energia corporal.

Estudantes de todo o país estão inscritos no Enem 2021 e nos dias 17 e 24 de janeiro passarão por uma prova de 180 questões e uma redação. Por isso, o portal Meon conversou com a nutricionista Natalia Carneiro, que trouxe dicas de alimentos para as últimas refeições antes da prova e, também, quais são os melhores lanches para serem consumidos na hora do exame.

Nutricionista Natalia Carneiro Foto: Arquivo pessoal
Nutricionista Natalia Carneiro Foto: Arquivo pessoal

No dia anterior a prova, é aconselhado que o jantar não seja feito muito tarde, o ideal é que coma pelo menos três horas antes de dormir. A refeição deve ser leve e balanceada para que a digestão seja adequada e completa, contribuindo para uma boa noite de sono e o bem-estar no dia seguinte.

Os alimentos consumidos devem conter nutrientes como ferro, ácido fólico e vitaminas antioxidantes (A, C, E) que possuem efeitos neuroprotetores e melhoram o desempenho intelectual.

Ferro: Brócolis, couve e feijão

Vitamina A: Cenoura e mamão

Vitamina C: Acerola, caju, laranja e limão

Vitamina E: Castanhas

Segundo a nutricionista, não é ideal que sejam feitas estratégias diferentes de alimentação e nem comer algo diferente do habitual no dia anterior a prova e no próprio dia da prova. Mesmo com a ansiedade é preciso controlar o que é consumido, pois nunca se sabe o como o corpo pode reagir. Como a prova tem uma longa duração de tempo, é importante evitar os alimentos que são ricos em carboidrato, e evitar levar doces para o consumo durante a prova, pois esses podem causar um pico na glicemia e depois uma hipoglicemia que poderá gerar falta de concentração e sonolência.

Opte por carboidratos de baixo índice glicêmico, que levam mais tempo para serem digeridos e não elevam muito os níveis de açúcar no sangue, evitando assim essas variações glicêmicas bruscas e mantendo a energia até a hora da prova. Eles também aumentam a concentração e memória. Alimentos como cenoura crua, brócolis, espinafre, alface, tomate, nozes, batata doce e arroz integral são exemplos de alimentos que controlam a glicemia.

As vitaminas C e E, alimentos integrais e ácidos graxos poliinsaturados também podem ser consumidos. Exemplos:

Vitamina C: Acerola, caju, couve, kiwi, laranja, morango e pimentão (Auxiliam na redução dos níveis de cortisol, melhoram a imunidade e controlam o hormônio do estresse, diminuindo a ansiedade antes da prova)

Ômega-3 e Ômega-6: Chia e Linhaça (ácidos graxos poliinsaturados que têm efeitos benéficos para a cognição, caso haja baixa ingestão desses ácidos é possível a perda de memória)

O que é bom consumir: Comer frutas é importante, pois são ricas em fibras fundamentais para o funcionamento intestinal e otimização da absorção dos nutrientes que atuarão na melhora da concentração.

O que é bom evitar: O consumo de bebidas energéticas não é aconselhado. Os alimentos ricos em açúcar, carboidratos e alimentos pesados como já citados, estão associados à dificuldade de concentração e atenção e devem ser evitados. Consumir carnes e feijoada também não é indicado devido às gorduras presentes nesses alimentos.

O que levar de lanche na hora da prova?




As provas do Enem são extensas e cansativas. Para não ficar com fome ou sentir-se mal na hora da prova é importante ter um tipo de lanche reserva para ser consumido, mas não precisa ser nada exagerado, assim evita-se a perda da concentração e sacia a necessidade de comer. Veja as dicas da nutricionista:

- Levar frutas, castanhas e até mesmo um sanduíche mais leve com vegetais.

- Se gosta de chocolate pode optar por levar um chocolate amargo (quanto maior a quantidade de cacau e menos quantidade de açúcar melhor).

- Não se esquecer da água para a prova também é muito importante, já que a hidratação junto com a ingestão dos alimentos adequados ajuda no bom desempenho.

Leia também: Redação do Enem: dicas para realizar uma boa redação 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Fernanda Niquirilo, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.