Maquete digital do Arco da Inovação, ponte estaiada que será construída na zona oeste de São José
Arquivo/Divulgação
O empresário Eduardo Sivinski entrou com uma ação popular , com pedido de liminar, para cancelamento do projeto da ponte estaiada lançada pela Prefeitura de São José dos Campos em abril. A Justiça deu prazo de 72 horas para a administração municipal se manifestar antes de tomar a decisão.
O projeto está orçado em R$ 62,4 milhões e prevê a construção de uma ponte estaiada na rotatória do Jardim Colinas, entre as avenidas São João e Jorge Zarur, na zona oeste da cidade. Batizada de ‘Arco da Inovação’ pelo prefeito Felicio Ramuth, a obra foi apresentada como solução para os problemas de congestionamento no trecho de ligação da região central com a zona oeste.
O megaempreendimento será financiado pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).
De acordo com a ação, antes de abrir a licitação, a prefeitura deveria ter feito audiências públicas para discutir o projeto, deveria realizar o estudo de impacto ambiental e garantir espaços para implantação de ciclovia, como prevê a legislação municipal em vigor.
"Além de todas essas questões, pedimos a anulação imediata do edital e do projeto porque é uma obra desnecessária e muito cara para a cidade, que tem milhares de desempregados. E no próprio site da prefeitura há um texto que diz que a ponte será um cartão postal da cidade, o prefeito quer deixar uma marca da gestão", disse Sivinski.
O empresário contesta a justificativa da prefeitura para realização da obra. "O prefeito diz que pretende reduzir congestionamento no local, mas no horário de pico há congestionamento em vários pontos da cidade. E a ponte não vai resolver", disse.
Nas redes sociais também está sendo compartilhado um abaixo-assinado para envio de uma petição ao Ministério Público contra a construção da ponte estaiada.
A assessoria de imprensa da Secretaria de Mobilidade informou que a prefeitura ainda não foi notificada sobre a ação judicial.
Empreendimento
O projeto da ponte estaiada foi lançado no dia 23 de abril, quando o edital da concorrência foi publicado. A abertura dos envelopes com as propostas das empresas interessadas na construção do Arco da Inovação será no dia 24 de maio. A assinatura do contrato e emissão da OS (Ordem de Serviço) estão previstas para ocorrer na primeira quinzena de junho. Pelo cronograma, a entrega será em agosto de 2019.
De acordo com dados da prefeitura, diariamente, 180 mil veículos passam pelo trecho com destino a todas as regiões da cidade. São 13 mil automóveis apenas nos horários de pico. O local também é um importante corredor de transporte público, por onde circulam 18 linhas e 60 mil trabalhadores em 1.246 viagens.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.