RMVale

Embraer comemora 10 anos do primeiro voo do KC-390 Millennium

Voo inaugural ocorreu em Gavião Peixoto, em 2015

Escrito por Meon

03 FEV 2025 - 14H00 (Atualizada em 03 FEV 2025 - 14H37)

Divulgação

 A Embraer (NYSE: ERJ/B3: EMBR3), comemora hoje 10 anos do primeiro voo do KC-390 Millennium, aeronave de transporte tático multimissão de última geração. O voo inaugural, realizado em Gavião Peixoto em 3 de fevereiro de 2015, teve duração de 1 hora e 25 minutos e proporcionou à tripulação uma avaliação das características de voo e do impressionante desempenho do KC-390 Millennium.

+ Leia mais notícias da RMVale

+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp

Desde então, a aeronave equipada com fly-by-wire redefiniu os padrões de transporte aéreo militar, realizando uma ampla gama de missões nas condições mais exigentes e obtendo sucesso incomparável nos mercados globais de defesa.

Em outubro de 2018, o KC-390 Millennium alcançou dois marcos significativos adicionais: o primeiro voo da primeira aeronave produzida em série e o recebimento do Certificado de Tipo da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Esta segunda ratificação representou um marco crítico para a obtenção da certificação militar e demonstrou o nível tecnológico avançado da aeronave.

"Em apenas uma década, o KC-390 provou ser uma combinação imbatível de versatilidade, robustez e flexibilidade, conquistando constantemente seu lugar no mercado e tornando-se a escolha ideal para países que buscam um transporte militar tático multimissão. Esta aeronave combina o melhor da tecnologia aeroespacial com o espírito da Embraer, dedicado à excelência e ao desempenho, permitindo que nossos clientes executem suas missões a qualquer hora e em qualquer lugar", afirma Bosco da Costa Junior, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.

Entre agosto e setembro de 2019, a assinatura do contrato com Portugal para a aquisição de cinco aeronaves multimissão KC-390 e a entrega da primeira unidade à Força Aérea Brasileira marcaram mais um importante capítulo na história de sucesso do KC-390 Millennium.

Em 2020, uma das mais prestigiadas revistas de aviação, Aviation Week, concedeu ao KC-390 Millennium o Grand Laureate na categoria Defesa e o Laureate Awards de "Melhor Novo Produto" na categoria Defesa. Alguns dias depois, a Hungria se juntou à lista de países que escolheram o KC-390 Millennium para aprimorar suas capacidades de defesa com a aeronave de última geração da Embraer.

"A aquisição do KC-390 por Portugal e Hungria, dois importantes membros da OTAN, permitiu ao KC-390 Millennium dar passos significativos na Europa, demonstrando a excelente flexibilidade, eficiência operacional e baixos custos operacionais", ressalta Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.

Em 2022, a Holanda anunciou sua escolha para o KC-390 Millennium. Em 2023, a Áustria, a República Tcheca e a República da Coreia também escolheram o KC-390, confirmando o sucesso dessa plataforma revolucionária. Em 2024, a Suécia, a Eslováquia e um cliente não revelado também optaram pelo KC-390.

Desde a entrada em operação com a Força Aérea Brasileira em 2019, com a Força Aérea Portuguesa em 2023 e, mais recentemente, com a Força Aérea Húngara em 2024, o KC-390 comprovou sua capacidade, confiabilidade e desempenho. A atual frota de 10 aeronaves operacionais - sete com a Força Aérea Brasileira, duas com a Força Aérea Portuguesa e uma com a Força Aérea Húngara - acumula mais de 16.300 horas de voo, com uma taxa de capacidade de missão de 93% e taxas de conclusão de missão acima de 99%, demonstrando produtividade excepcional na categoria.

O KC-390 pode transportar mais carga útil (26 toneladas) em comparação com outras aeronaves de transporte militar de médio porte e voa mais rápido (470 nós) e mais longe, sendo capaz de realizar uma ampla gama de missões, como transporte e lançamento de cargas e tropas, evacuação aeromédica, busca e salvamento, reabastecimento aéreo, tanto como reabastecedor como receptor, combate a incêndios e missões humanitárias, operando em pistas temporárias ou não pavimentadas, como terra batida, solo e cascalho.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.