A alegria do Carnaval começa a se espalhar pelas cidades, alguns blocos já estão passando pelas ruas e a programação dos desfiles está fechada. Mas é importante lembrar que, mesmo com a descontração desses dias, não se pode esquecer de alguns cuidados para garantir a segurança dos foliões.
+ Receba as notícias do dia - Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp
Nesse sentido, a EDP, distribuidora de energia de Guarulhos, Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte alerta para os riscos associados a práticas como usar enfeites metalizados ou fogos de artifício, que podem causar interrupção no fornecimento de energia, curto-circuito e acidentes ao atingirem a rede elétrica, e, também, as ligações clandestinas.
Algumas orientações são importantes para a prevenção de acidentes. Serpentinas e confetes metálicos, por exemplo, em contato com a rede elétrica, podem causar curto-circuito e até mesmo rompimentos de cabos, podendo causar acidentes graves e até fatais.
Os trios elétricos dos blocos devem respeitar uma distância mínima de dois metros da fiação elétrica. Além disso, a população nunca deve tocar ou levantar os cabos da rede elétrica, mesmo se estiver usando luvas isolantes. A rede de distribuição de energia elétrica só pode ser manuseada por profissionais da distribuidora, que são habilitados e possuem preparo técnico.
É importante lembrar ainda que as ligações clandestinas, conhecidas como gatos, são classificadas como crime e podem provocar acidentes graves, além de danos a equipamentos. Aqueles que precisarem de ligações provisórias de energia elétrica para montarem estruturas de stands e barraquinhas de vendas de produtos diversos, por exemplo, devem sempre procurar a distribuidora com antecedência e com documentação exigida. É proibida qualquer intervenção na rede elétrica ou a instalação enfeites e alegorias nos postes da EDP.
+ Receba as notícias do dia - Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp
Confira as dicas:
Evite sobrecargas elétricas:
Nunca sobrecarregue as tomadas com extensões e benjamins, pois isso pode causar curtos-circuitos e incêndios; distribua os aparelhos em diferentes pontos.
Não fazer ligação clandestina, além de ser crime, elas aumentam o risco de acidentes.
Cuidado com a decoração:
Não utilizar os postes da EDP para fixar ornamentações
Caso use enfeites luminosos, verifique se estão em boas condições e evite instalar esses objetos próximo a fiações e áreas úmidas.
Não lance balões, serpentinas, confetes, fogos de artificio, entre outros, na rede elétrica, sejam metálicos ou não.
Fique longe da fiação elétrica:
Observar a existência da rede elétrica e não tocar para evitar riscos de choques.
Os trios elétricos devem ter uma distância mínima de dois metros da fiação elétrica.
Não suba em postes ou utilize estruturas – metálicas ou não - para tentar pegar retirar objetos da rede elétrica.
No caso de acidentes de veículos com postes, não saia do carro. A pessoa poderá tomar um choque se houver algum cabo partido em contato com o veículo.
Atenção à montagem e desmonte de palcos e palanques. Não instale próximo da rede elétrica. Redobre a atenção no manuseio de peças e andaimes.
Não utilize equipamentos elétricos na chuva:
Evite o uso de aparelhos eletrônicos em locais abertos durante períodos chuvosos.
Em caso de cabos elétricos no chão, a orientação é manter distância e entrar em contato com a EDP.
Monitore a previsão do tempo:
Esteja atento às condições climáticas. Chuvas intensas e ventos fortes podem ocasionar danos à rede elétrica e oferecer risco à segurança da população.
Se estiver na rua, não busque abrigo sob árvores; se estiver dirigindo, permaneça no veículo.
Além disso, evite nadar no mar, lagos ou piscinas durante a tempestade.
Não utilize equipamentos molhados ou em locais inundados, ou mesmo não manuseie equipamentos elétricos estando com o corpo molhado ou descalço.
Dois aviões realizam pousos de urgência com código “pan-pan” em Guarulhos
Pilotos da Gol e Latam declararam o código para situações urgentes
Taubaté realiza blitzes educativas para orientar motoristas no Carnaval
Ação busca promover a conscientização sobre segurança no trânsito
Lula demite Nísia Trindade do Ministério da Saúde
Presidente confirmou que Alexandre Padilha assume a pasta
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.