RMVale

Diretor do Inpe pede exoneração do cargo

Interino assume enquanto nova liderança é escolhida

Escrito por Meon

20 FEV 2025 - 19H30

Divulgação/INPE

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), com sede em São José dos Campos, passa por uma mudança em sua liderança. Após quatro anos à frente da instituição, o diretor Clézio Nardin solicitou sua exoneração do cargo. A informação foi confirmada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) nesta quinta-feira (20).

+ Leia mais notícias da RMVale

+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp

Com a saída de Nardin, o tecnologista Antonio Miguel Vieira Monteiro assumirá a direção interina do Inpe até que uma comissão de busca defina o novo dirigente. Segundo o MCTI, o processo de seleção será iniciado ainda nesta semana.

Motivos da saída

Em entrevista, Clézio Nardin explicou que a decisão foi baseada no estatuto do Inpe, que recomenda um ciclo de quatro anos para a direção. Ele também ressaltou que deixar o cargo antes do processo de escolha do novo diretor garante maior isonomia na seleção.

“O cargo de diretor do Inpe é um cargo de confiança, mas, por um acordo de cavalheiros, o tempo ideal para um ciclo na direção é de quatro anos. Como esse período se encerrou em outubro do ano passado, solicitei minha exoneração para que o processo fosse conduzido da maneira mais justa possível”, afirmou.

Nova liderança interina

O novo diretor interino, Antonio Miguel Vieira Monteiro, é servidor de carreira do Inpe e coordenador do Laboratório de Investigação em Sistemas Socioambientais da Divisão de Observação da Terra e Geoinformação (DIOTG).

Monteiro possui formação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), mestrado em Computação Aplicada pelo Inpe e doutorado em Engenharia Eletrônica e Controle/Ciência da Computação pela Universidade de Sussex, no Reino Unido.

Processo de escolha do novo diretor

A escolha do próximo diretor do Inpe será conduzida por uma Comissão de Busca, formada por especialistas e representantes do setor. O grupo é presidido por Luis Manuel Rebelo Fernandes, do MCTI, e conta com nomes como Carlos Afonso Nobre (pesquisador), João Paulo Ribeiro Capobianco (Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima), **Luiz

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.