Por Marcus Alvarenga Em RMVale

Dersa confirma que imprevistos podem causar longas filas na balsa

Como solução, diretor de operação sugere redistribuir a demanda por dia

k2_items_src_ffa5995d181a68f34f12d434de180904

Balsa deve atender mais de 400 mil veículos neste verão

Arquivo

A Operação Verão nas travessias litorâneas no Estado de São Paulo teve início no dia 15 de dezembro, com a expectativa de atender 400 mil veículos até fevereiro somente entre São Sebastião e Ilhabela. Entretanto, a Dersa confirma que situações imprevistas e a alta demanda podem causar transtornos, mas que trabalham para amenizar os problemas.

“O sistema hoje está limitado a 400 veículos por hora, isso com todas as sete embarcações em operação. Evidentemente que ocorrem situações de uma demanda superior a atendida, mas existem imprevistos de segurança e manutenção que também pode exceder a capacidade limite por alguns momentos”, afirma o diretor de operação da Dersa, Ricardo Cumino.

Porém, a direção do departamento aponta que a equipe está com um efetivo completo e buscando soluções para que os turistas e moradores sejam pouco afetados durante a temporada de Verão 2017/2018.

“Estamos trabalhando para fazer com que essa capacidade se mantenha por todo o período, inclusive nas datas de maior demanda. Recomendamos ao usuário que procure utilizar a travessia em horários diferentes, e que assim tenhamos uma maior redistribuição da demanda durante todo o dia, de maneira que a capacidade do sistema se aproxime ao máximo possível”, diz Cumino.

Operação Integral

Durante os meses de alta temporada no Litoral Norte, a travessia entre São Sebastião e Ilhabela deve funcionar durante 24 horas, com horário estendido da equipe de manutenção e de outros setores de operação e atendimento da Dersa.

“Toda a equipe operacional estará 100% escalada para a Operação Verão. Não temos ninguém de férias e terá o reforço de uma equipe adicional para manutenção durante as madrugadas”, diz o diretor sobre a equipe, que destaca a explicação sobre as travessias durante a madrugada.

“Nós temos uma distribuição de embarcações a partir das 00h. Quando a demanda não atinge o suficiente para desencadear a travessia, existe uma espera de cerca de 30 minutos, mas, existindo a quantidade mínima de veículos, as balsas devem operar no regime ‘Bate e Volta’, sem aguardar. Encheu, vai embora.”.

Recomendações

Sabendo das possíveis filas nos acessos a área de embarque da balsa nas duas cidades, a Dersa recomenda que os motoristas respeitem a orientação dos agentes de trânsito dos municípios, que devem estar responsáveis pela organização, sem prejudicar o tráfego na região.

“As equipes de trânsito trabalham em sintonia conosco. Agradecemos o acompanhamento das equipes por toda a operação e pedimos que os motoristas respeitem as orientações dos agentes para que não haja problema dentro das cidades. Além disso, recomendamos que os motoristas e passageiros respeitem as ordens da equipe de embarque para contribuir com a agilidade do sistema”, afirma o diretor.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marcus Alvarenga, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.