As decorações natalinas são sempre um atrativo para o turista nesta época do ano. Num ano tão complicado como 2020, Campos do Jordão aposta no “Natal dos Sonhos” para manter o setor em alta.
“Acreditamos que o volume de turismo se mantenha nos mesmos níveis de anos anteriores, claro que com adaptação na estrutura por conta da pandemia”, explicou André Barbêdo, secretário de turismo.
A expectativa é receber em torno de 300 mil turistas entre os períodos de festas, que vai do dia 20 de novembro até 05 de janeiro.
De acordo com o Secretario de Turismo, a forma que a decoração foi estruturada contribui para que as pessoas não se aglomerem. “As decorações estão mais espaçadas, há avisos sobre a importância da máscara e do distanciamento social”, ressalta. “Este ano não há apresentações de música, teatro e dança”, conta.
O tradicional “Natal dos Sonhos”, realizado junto a Fundação Lia Maria Aguiar, se concentra em três polos: no Portal de Entrada, na Praça da Abernéssia e na Praça do Capivari. A segurança do local é feita pela GCM e por seguranças particulares contratados para o período.
Economia
O natal aquece o coração e também o bolso do comerciante que aposta na temporada para minimizar a crise causada pela pandemia da Covid-19. Além da prefeitura, um grupo de 100 empresários se reuniu para contribuir com a decoração. “Eles montaram 200 árvores de natal em torno da Praça Pinho Bravo”, destacou o secretário.
“Esse ano teve o incremento de decoração por parte de mais de 300 empresários, com luzes nas árvores ao longo da avenida e um circuito de árvores natalina decoradas com ícones de cada comércio, com isso, temos atraído mais turistas para ver de perto e ao ar livre assim com toda a segurança pela pandemia”, diz Paulo Cesar da Costa, diretor do Sinhores de Campos e região serrana.
Outros pontos também foram decorados por comerciantes e empresários da cidade, os conhecidos guarda-chuvas da Vila do Capivari foram iluminados, a Rua do Calçadão ganhou um túnel cheio de luz e outros locais que atraem os turistas.
O movimento deste ano surpreendeu os comerciantes, que lutam para recuperar o tempo que ficaram fechados por conta da pandemia. “Estamos com um movimento em torno de 20% acima do ano passado e assim esperamos seguir até a virada do ano, pois com as fronteiras de vários países fechadas e maior restrição aos turistas Campos do Jordão e região é uma ótima opção. Como alternativa a esse público que quer viajar com segurança”, comenta o diretor do Sindicato.
Selo de Turismo Responsável
Em Campos do Jordão, 100 estabelecimentos aderiram ao uso do Selo Turismo Responsável, disponibilizado pelo Ministério do Turismo. “Tem mais empresas buscando o selo”, comentou o secretário de turismo.
Barbêdo ainda explicou que os locais que não possuem o selo seguem normas de segurança e higienização determinados pelos governos. “A prefeitura criou os protocolos em consonância com o Governo do Estado de São Paulo e estipulados pelo Federal. As empresas assinaram um termo de compromisso online e se comprometerem em cumprir os protocolos”.
Ele ainda reforçou que existe uma fiscalização intensa para assegurar o cumprimento das normas de sanitárias e de segurança para a prevenção da Covid-19.
Galpão ao lado de quiosque pega fogo, em Ubatuba
Não há registro de vítimas
Morre Renato Tommaso, baixista do Jota Quest, aos 54 anos
Comunicado foi feito pelo vocalista Rogério Flausino
Brasileira morta em incêndio na Tailândia ficou noiva durante a viagem
Noivo conseguiu escapar com ferimentos; três turistas morreram
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.