As decorações natalinas são sempre um atrativo para o turista nesta época do ano. Num ano tão complicado como 2020, Campos do Jordão aposta no “Natal dos Sonhos” para manter o setor em alta.
“Acreditamos que o volume de turismo se mantenha nos mesmos níveis de anos anteriores, claro que com adaptação na estrutura por conta da pandemia”, explicou André Barbêdo, secretário de turismo.
A expectativa é receber em torno de 300 mil turistas entre os períodos de festas, que vai do dia 20 de novembro até 05 de janeiro.
De acordo com o Secretario de Turismo, a forma que a decoração foi estruturada contribui para que as pessoas não se aglomerem. “As decorações estão mais espaçadas, há avisos sobre a importância da máscara e do distanciamento social”, ressalta. “Este ano não há apresentações de música, teatro e dança”, conta.
O tradicional “Natal dos Sonhos”, realizado junto a Fundação Lia Maria Aguiar, se concentra em três polos: no Portal de Entrada, na Praça da Abernéssia e na Praça do Capivari. A segurança do local é feita pela GCM e por seguranças particulares contratados para o período.
Economia
O natal aquece o coração e também o bolso do comerciante que aposta na temporada para minimizar a crise causada pela pandemia da Covid-19. Além da prefeitura, um grupo de 100 empresários se reuniu para contribuir com a decoração. “Eles montaram 200 árvores de natal em torno da Praça Pinho Bravo”, destacou o secretário.
“Esse ano teve o incremento de decoração por parte de mais de 300 empresários, com luzes nas árvores ao longo da avenida e um circuito de árvores natalina decoradas com ícones de cada comércio, com isso, temos atraído mais turistas para ver de perto e ao ar livre assim com toda a segurança pela pandemia”, diz Paulo Cesar da Costa, diretor do Sinhores de Campos e região serrana.
Outros pontos também foram decorados por comerciantes e empresários da cidade, os conhecidos guarda-chuvas da Vila do Capivari foram iluminados, a Rua do Calçadão ganhou um túnel cheio de luz e outros locais que atraem os turistas.
O movimento deste ano surpreendeu os comerciantes, que lutam para recuperar o tempo que ficaram fechados por conta da pandemia. “Estamos com um movimento em torno de 20% acima do ano passado e assim esperamos seguir até a virada do ano, pois com as fronteiras de vários países fechadas e maior restrição aos turistas Campos do Jordão e região é uma ótima opção. Como alternativa a esse público que quer viajar com segurança”, comenta o diretor do Sindicato.
Selo de Turismo Responsável
Em Campos do Jordão, 100 estabelecimentos aderiram ao uso do Selo Turismo Responsável, disponibilizado pelo Ministério do Turismo. “Tem mais empresas buscando o selo”, comentou o secretário de turismo.
Barbêdo ainda explicou que os locais que não possuem o selo seguem normas de segurança e higienização determinados pelos governos. “A prefeitura criou os protocolos em consonância com o Governo do Estado de São Paulo e estipulados pelo Federal. As empresas assinaram um termo de compromisso online e se comprometerem em cumprir os protocolos”.
Ele ainda reforçou que existe uma fiscalização intensa para assegurar o cumprimento das normas de sanitárias e de segurança para a prevenção da Covid-19.
Univesp abre inscrições para o Vestibular 2025, nesta quinta-feira (6)
São mais de 22 mil vagas em 432 polos no estado de SP
Previsão do tempo para quarta-feira (5) em São José
O dia será de calor com temperaturas chegando a 28°C
Trump retira os EUA do Conselho de Direitos Humanos da ONU
A decisão interrompe o financiamento à agência que ajuda refugiados palestinos
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.