Por Samuel Strazzer Em RMVale Atualizada em 17 FEV 2021 - 12H30

Danilo Stanzani, secretário de Saúde de São José, deixa o cargo

Quem assumirá a pasta será Margarete da Silva Correia, secretária-adjunta da Saúde

Samuel Strazzer/Meon
Samuel Strazzer/Meon
Danilo Stanzani durante a cerimônia de entrega do Hospital de Retaguarda construído em 35 dias durante a pandemia em julho de 2020


O então secretário de Saúde de São José dos Campos, Dr. Danilo Stanzani, deixou o cargo nesta segunda-feira (15). Quem assumirá a pasta será Margarete da Silva Correia, que já atua como secretária-adjunta da Saúde.

Danilo Stanzani é servidor de carreira da prefeitura de São José, foi nomeado secretário da Saúde em 2018 e passou dois anos e três meses à frente da pasta. O médico escreveu uma carta de agradecimento que pode ser lida a baixo.

No período em que atuou como secretário, Stanzani coordenou diversos projetos e ações como a implantação do sistema UBS Resolve, construção da Unidade de Especialidades em Saúde Sul, reforma da Unidade de Especialidades 2, ampliação do programa Meu Pet Feliz que realizou a castração e chipagem de mais de 7.000 animais, entre outros.

Além de todos os projetos, Danilo Stanzani ainda precisou conduzir a política de enfrentamento à Covid-19 em São José ao lado do prefeito Felicio Ramuth. A ocupação dos leitos de UTI para coronavírus  na cidade chegou superar os 90%, mas o sistema de saúde não colapsou, ou seja, nenhum paciente ficou sem atendimento.

A nova secretária de Saúde, Margarete da Silva Correia, começou a trabalhar na pasta em 2018 a convite do próprio Dr. Danilo Stanzani.

Margarete tem 56 anos, é natural de Arapongas (PR), graduada em odontologia pela Unesp (Universidade Estadual Paulista- 1988) de São José dos Campos e pós-graduada pela Faculdade de Medicina da Fundação ABC (2008).


Carta de agradecimento de Danilo Stanzani:

"Após dois anos e três meses exercendo a função de secretário de saúde de São José dos Campos, solicitei ao amigo prefeito Felício a saída do cargo, para assumir novos desafios na iniciativa privada.

Foram dias intensos e longos, que ao chegar ao final de cada dia, a impressão que tinha era de ter atravessado uma semana.

Recentemente, com a pandemia, essa sensação aumentou. A cada dia uma nova informação, uma nova ameaça de um vírus desconhecido, que muito pouco sabíamos como enfrentá-lo e assustava a todos.

Ao assumir o cargo em novembro de 2018, recebi grandes desafios e achei que seria fácil a implantação de todos eles, porque sei da capacidade dos nossos servidores da rede municipal, pessoas sintonizadas e comprometidas com a saúde de nossa gente, que levam no coração o propósito de “em cada atendimento saúde, acolhimento e bem-estar”.

Esse grupo de aproximadamente 5.000 profissionais servidores, parceiros das organizações sociais e dos filantrópicos e prestadores de serviço trabalharam muito e se desdobraram para ampliar os cuidados ofertados aos joseenses.

Todo esse trabalho e esforço fizeram com que obtivéssemos a mais alta avaliação da saúde de nossa cidade e também a melhor avaliação entre as dez maiores cidades do Estado de São Paulo.

Em todas as áreas crescemos ou criamos novos e maiores serviços. Reformamos a Unidade de Especialidades 2, construímos a Unidade de Especialidades em Saúde Sul, com recursos do contrato de gestão do Hospital de Clínicas Sul, gerando mais empregos e assistência especializada.

Na área de urgência, qualificamos nossas unidades de pronto-atendimento, implantamos os projetos Lean nas emergências, iniciamos no programa telecardio para diagnosticar rapidamente os pacientes infartados para um tratamento mais precoce e o programa Sprint, que por telemedicina, o cardiologista orienta o médico da UPA para auxiliar no tratamento.

Na atenção primária transformamos e entregamos todas as Unidades Básicas de Saúde reformadas no modelo “UBS Resolve”.

Tivemos o início das aulas das Faculdades de Medicina da Universidade Anhembi Morumbi e Humanitas, que rapidamente se tornaram parceiras da Secretaria de Saúde em projetos arrojados e inovadores, tornando as nossas unidades grandes escolas.

O programa Meu Pet Feliz ampliou a atenção e o cuidado aos animas da cidade. Realizamos mais de 7.000 castrações e chipagem, reduzindo os abandonos e evitando que estes sofram de maus tratos.

Muitos outros projetos estavam no forno, prontos para serem implantados quando, em março de 2020, fomos atingidos pela pandemia. Provavelmente o pior período da minha vida, cheio de incertezas e com muita insegurança sobre o futuro. Afastamos os mais frágeis e nos organizamos para que nenhum cidadão ficasse sem tratamento adequado.

Passamos por períodos críticos, com ocupação dos leitos de UTI maiores que 90%, e alcançamos a marca de menor taxa de mortalidade entre as maiores cidades do Estado. Ainda não vencemos a pandemia, mas atravessamos duas ondas com segurança.

Apesar de tudo que fizemos, perdemos muitas vidas, de pessoas que levaram um pouco do coração dos que ficaram e muito da história da nossa gente. Essa sempre foi a pior parte dos boletins que apresentei quase que diariamente.

Começamos a vacinação contra a covid-19 com um planejamento muito difícil de ser colocado em prática pelas incertezas do número de doses e data de entrega que chegarão. No entanto, com toda essa dificuldade, somos uma das mais eficientes na realização da campanha que, em breve, nos trará segurança para voltarmos à vida próxima do normal.

Diante de tudo isso, só tenho a agradecer por tudo isso que passei em pouco mais de dois anos:

- agradecer a Deus por ter me dado saúde e discernimento em períodos tão difíceis;

- agradecer aos profissionais de saúde que me apoiaram desde o primeiro dia da minha gestão;

- agradecer aos diretores e assessores da Secretaria de Saúde e, principalmente, a Dra. Margarete, secretária adjunta, pela confiança, comprometimento, dedicação e amor pela saúde;

- Agradecer às Organizações Sociais em Saúde, parceiras da secretaria e importantíssimas na assistência a nossa população e enfrentamento à covid-19. Destaco o Dr. Carlos Maganha pela coragem, liderança e pró-atividade, permitindo a construção do maior serviço de internação covid de todo o Vale do Paraíba;

- Agradeço aos profissionais de imprensa e comunicação, meus companheiros diários, que tornaram mais leves dias difíceis por levar a minha voz aos nossos cidadãos e criar um ambiente de credibilidade;

- Agradeço aos meus amigos secretários do primeiro e do segundo mandato do prefeito Felício, que diminuíram o fardo da responsabilidade e não pouparam esforços para juntos enfrentarmos os obstáculos;

- Agradeço aos vereadores pela confiança em nosso trabalho e apoio às medidas necessárias para o enfrentamento da pandemia mesmo quando essas eram antipáticas;

- Agradeço aos lideres religiosos de nossa cidade, que sempre me enviaram mensagens de apoio e me incluíram em suas orações, me protegendo e iluminando;

- Agradeço ao grupo de whatsapp “info coronavírus”, foro de muita discussão e fonte de informações do mundo todo, de domingo a domingo, que me manteve atualizado em tudo que era publicado;

- Agradeço imensamente à minha esposa Iara, filhos Pedro e Carol, minha nora Victoria, meu neto Pedrinho que chegará em breve, por todo apoio, carinho, paciência e amor dedicado a mim. Minha mãe de 80 anos de idade, viúva, que superou esse ano de isolamento e sempre me mandando mensagens de carinho.

- Agradeço aos usuários da rede municipal de Saúde e ao Conselho Municipal de Saúde, pelas críticas e sugestões que nos enviam e que nos fazem querer melhorar cada vez mais o atendimento às pessoas que mais precisam.

- E agradeço a você Felício, mais que um líder, foi um grande companheiro. Sempre confiando nas recomendações do comitê, sempre otimista, sempre preocupado com sua cidade e ainda buscando soluções para melhorar a vida das pessoas. Não permitiu que todo o fardo da pandemia ficasse nos meus ombros e o dividiu comigo.

Muito obrigado pela oportunidade, confiança e amizade e desejo que que Deus continue iluminando o prefeito para tornar São José dos Campos cada vez melhor.

Danilo Stanzani Júnior

Médico da Prefeitura de São José dos Campos"

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Samuel Strazzer, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.