A cruz original utilizada na primeira missa celebrada no Brasil chegou à RMVale nesta quarta-feira (16), marcando o início de uma peregrinação histórica pela região. A primeira parada foi em Cachoeira Paulista, onde o símbolo religioso foi recebido com fé e emoção por centenas de fiéis no Santuário Pai das Misericórdias, sede da comunidade Canção Nova.
+ Receba as notícias do dia - Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp
A cruz foi exposta durante uma missa às 7h, presidida pelo padre Donizete Heleno, vice-presidente da comunidade. Apesar do horário, o santuário ficou lotado. Fiéis acordaram cedo para ver de perto o objeto histórico, símbolo da chegada do cristianismo ao Brasil.
O padre João Gualberto, reitor do santuário, destacou a importância espiritual do momento.
"Foi um momento de graça e muita alegria, porque essa cruz estava no altar da primeira missa celebrada no Brasil. Uma cruz de ferro. Para nós é uma alegria muito grande, porque aqui nós chamamos de Chácara de Santa Cruz, e em cima do nosso santuário tem uma grande cruz. Ela vem renovar a fé que temos e a fé que foi trazida ao Brasil", afirmou em entrevista à Rede Vanguarda.
Após a celebração, por volta das 8h, a cruz seguiu para Aparecida, onde foi celebrada uma missa às 9h no Santuário Nacional, presidida pelo arcebispo Dom Orlando Brandes. Na sequência, o símbolo segue para Guaratinguetá, com chegada prevista entre 11h e 11h30 no Santuário Frei Galvão. Lá, será exposta na missa das 15h.
A peregrinação é promovida pelo Movimento Brasil com Fé e faz parte das comemorações do Jubileu da Esperança, que celebra os 525 anos da realização da primeira missa no Brasil, ocorrida em 26 de abril de 1500, na região de Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália (BA).
A cruz histórica, de ferro forjado, está preservada no Museu do Tesouro da Sé de Braga, em Portugal, e veio ao Brasil especialmente para este ciclo de celebrações religiosas.
Farma Conde Basketball é derrotado pelo Pato Basquete
Time joseense terminou na nona colocação
SJC: Piscinas públicas funcionarão durante feriados prolongados
Confira locais e horários
Governo Trump altera história do surgimento da Covid-19
Plataforma oficial dos EUA lança nova versão de origem do coronavírus
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.