Por Meon Em RMVale

Conheça os diferentes tipos de bolinho caipira da RMVale

Meon listou quatros dos mais tradicionais bolinhos; vote no seu preferido

Na RMVale quando o assunto é festa junina logo pensamos no famoso bolinho caipira, ele é sempre a estrela das festas. Nas cidades da região, essas iguarias são preparadas de diferentes formas, cada uma com sua história, tradição e sabor. Pensando nisso, o Meon listou quatros dos mais tradicionais bolinhos caipira da região. Confira e escolha qual é o seu preferido!

São José dos Campos

Em São José dos Campos, o bolinho caipira tem tradição centenária, que começou com cerimônia promovida pela igreja junto à comunidade.

De acordo com a folclorista e cientista social, Ângela Savastano, no início do século XX, católicos realizavam uma cerimônia chamada ‘Guarda do Senhor Morto’, em que permaneciam em vigília entre a noite da Sexta-feira Santa e a madrugada do Sábado de Aleluia. Durante o ato religioso, os fiéis se alimentavam com a iguaria.

“Muitos saiam para tomar um cafezinho e um bolinho nas barracas que ficavam atrás da Igreja Matriz. Eles comiam esse bolinho, igual o de hoje. Só que o recheio era um lambarizinho. Com o passar dos anos, não achavam o mais o peixe no rio Paraíba. Então foi substituído por carne moída crua e, por isso, passou a ser consumido na festa de São João e não na semana santa por causa da carne”, explica Savastano.

Confira a receita do bolinho caipira de São José

- 1 kg de farinha de milho - 2 xícaras de farinha de mandioca - 1 xícara de óleo - Sal - Água - 750gr de carne moída - Cheiro verde - Orégano - Tempero de alho - 2 cebolas

Modo de fazer: misture os ingredientes um de cada vez. Primeiro a farinha de milho, depois a de mandioca, o óleo e o sal. Em seguida, coloque a água aos poucos até a massa ficar lisa e úmida. Enrole-a com cuidado para a massa não rachar. Abra a massa e coloque a carne moída que já deve estar misturada ao cheiro verde, orégano, tempero e cebolas. Faça pequenos bolinhos e frite.

 

Jacareí

Na cidade de Jacareí o bolinho caipira é um patrimônio imaterial e histórico do município. Segundo a Fundação Cultural de Jacareí, o quitute começou a ser vendido na cidade em 1925, no mercado Municipal por uma senhora chamada dona Nicota Gehrke, cuja receita, que leva carne de porco, é seguida até hoje.

Confira a receita do bolinho caipira de Jacareí

Massa: 1 Prato fundo de farinha de milho branca - 1 Colher de sopa de polvilho doce - Salsinha, cebolinha e manjericão picadinhos - Água

Recheio: carne de porco picadinha ou linguiça de porco desmanchada

Modo de Fazer: misture os ingredientes da massa numa tigela e adicionar água até dar ponto de enrolar. Após, enrolar cada bolinho, faça um furo, coloque o recheio e enrole novamente, para fechar. Frite em óleo quente.

 

Caçapava

O bolinho da Caçapava, também conhecido como bolinho de quermesse, é marca registrada na tradicional ‘Festa de São João’ da cidade. Seu formato arredondado, a farinha de mandioca, a carne como tempero da massa e não como recheio, o diferenciam dos demais.

Confira a receita do bolinho caipira de Caçapava:

- 300g de carne moída refogada - caldo de carne em pó - cheiro verde - 3 colheres de óleo - 3 colheres de vinagre - 1 litro de água quente - 1 kg de farinha mandioca torrada

Modo de fazer: refogue a carne moída. Em seguida, coloque os temperos. Acrescente o caldo de carne e o cheiro verde. Depois coloque o óleo, ele ajuda a dar "liga" na massa. O vinagre vai ajudar a não deixar estourar os bolinhos. Acrescente a água e a farinha de mandioca torrada. Misture bem com as mãos. Vá amassando para depois poder enrolar. Faça as bolinhas e está pronto.

 

Paraibuna

Em Paraibuna o bolinho é inspirado em uma receita indígena, que consiste na mistura de peixe com farinha, parecida com uma moqueca. Há cerca de 200 anos, com a chegada dos tropeiros a região, a receita passou a ser frita e se tornou o bolinho que comemos hoje.

Confira abaixo a receita do bolinho caipira de Paraibuna:

1/2 Kg de farinha de milho - 2 colheres de polvilho doce - água par dar liga - alho, cheiro verde e sal a gosto - lambari seco em pedaços

Modo de preparo:  misture os ingredientes com a água quente até dar liga na massa. Coloque os pedaços de lambari no meio e feche o bolinho. A frigideira precisa ser rasa e ter pouco óleo para a fritura.

[survey:57]

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.