Desafio do Conhecimento da Escola de Engenharia de Lorena, da USP
Divulgação/ EEL
Aprender ciências por meio da curiosidade e enigmas. Essa foi uma das propostas do Desafio do Conhecimento, competição organizada pela EEL (Escola de Engenharia de Lorena) da USP (Universidade de São Paulo), em Lorena, que tem como objetivo estimular a aprendizagem valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação.
Participaram do evento 1.076 alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas de 17 cidadesda Região Metropolitana do Vale do Paraíba.
Na primeira etapa, os competidores foram submetidos a dez desafios on-line relacionados à história e aos aspectos sociais da ciência. Foram 210 selecionados para a segunda fase, que contou com uma prova prática e outra teórica. Na prática, os estudantes foram divididos em grupos. Assim, alunos de diferentes escolas e cidades tiveram de trabalhar juntos para alcançar o mesmo objetivo.
Para os matriculados no ensino fundamental, o objetivo era construir, num intervalo de tempo definido, um arco-íris utilizando água, açúcar e corantes em um copo. Para os matriculados no ensino médio os estudantes tiveram que projetar e construir uma embarcação que suportasse a maior quantidade de carga utilizando papel alumínio.
Após a prova prática os estudantes realizaram uma prova com dez questões que contemplaram, de modo multidisciplinar, as disciplinas de física, química e biologia. As atividades propostas visam desenvolver a capacidade de compreensão, cooperação, processo decisório e criatividade na resolução de problemas.
A ideia do desafio era divertir e estimular os jovens a buscar conhecimento com enigmas de ciência. Pela primeira vez o desafio, realizado nos dias 23 e 29 de outubro, ultrapassou as fronteiras de Lorena.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.