Por Meon Em RMVale

Bicicletas compartilhadas estarão nas ruas de São José até 15 de outubro

Empresa pernambucana é a primeira a aderir ao serviço

Bicicleta Serttel Compartilhamento

Bicicletas da Serttel, em São Paulo; empresa ja se credenciou para operar o serviço em São José

Reprodução

Apenas uma empresa se credenciou para operar o serviço de compartilhamento de bicicletas e patinetes em São José dos Campos até esta sexta-feira (21). O novo sistema de mobilidade urbana será lançado pela prefeitura neste sábado, Dia Mundial Sem Carro, no Parque Ribeirão Vvermelho, no Urbanaova, zona oeste da cidade.

A expectativa da prefeitura é que na primeira quinzena de outubro as bicicletas compartilhadas estejam à disposição dos usuários no centro da cidade.

De acordo com portaria publicada no Boletim do Município desta sexta-feira, a primeira empresa credenciada para operar o serviço é a Serttel Soluções em Mobilidade e Segurança Urbana, que tem sede em Recife (PE). A empresa pernambucana opera em São Paulo e outras cidades brasileiras com estações fixas.

A Prefeitura de São José dos Campos lança oficialmente o serviço de compartilhamento de bicicletas e patinetes em ruas da cidade às 8h30 deste sábado (22), Dia Mundial Sem Carro. Após o lançamento acontece o  1º Passeio Ciclístico Compartilhado, com saída marcada para as 9h.O sistema deverá funcionar perto dos pontos de ônibus com maior movimento e locais próximos à rede de ciclovias.

No dia 14, a prefeitura publicou decreto que regulamenta e define as regras para execução do serviço e credenciamento das empresas que pretendem operar o compartilhamento de bicicletas e patinete em São José.

De acordo com decreto, as empresas poderão disponibilizar as bicicletas e patinetes para uso público, através de aluguel por prazo determinado, com ou sem estações (bases fixas para retirada e entrega dos veículos).

O sistema de compartilhamento de bicicletas e patinetes em São José dos Campos terá ciclofaixas de lazer aos finais de semana e feriados.

A implantação de ciclofaixas temporárias é uma medida que costumava ser adotada em gestões anteriores na região central e avenidas de bairros da cidade onde não há ciclovia. Neste modelo, geralmente, a ciclofaixa é demarcada por cones, balizadores ou cavaletes, que são retirados após um período previamente determinado.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.