Por Fernanda Niquirilo Em RMVale Atualizada em 28 JAN 2021 - 09H25

Vídeo: Comerciantes fazem protesto contra a fase vermelha em São José dos Campos

Os manifestantes se concentraram na Ponte Estaiada da cidade e até 8h bloquearam totalmente o trânsito no local


Uma manifestação de empresários na manhã desta quinta-feira (28), causou tumulto no trânsito, na região da Ponte Estaiada. Eles pedem mais flexibilização para o setor na fase vermelha do Plano São Paulo.  

A manifestação começou por volta das 7h da manhã  e com cartazes que diziam: "Queremos trabalhar" e "O comércio não é foco de transmissão! Famílias sem condições básicas para sobreviver também ficam doentes". 

"É injusto! Queremos trabalhar de forma correta e pedir que as autoridades combatam os eventos clandestinos, assim como cobrem dos bares, restaurantes e comércios de bairros afastados que funcionam normalmente sem aplicar as normas de segurança", expressou o Sinhores (Sindicato dos Hotéis, restaurantes e similares). 

Até 8h, os manifestantes interditavam as vias da Ponte e impediam a passagem de carros e ônibus. O trânsito ficou intenso na região.




Mesmo com a liberação do trânsito, a região continuou bastante movimentada, principalmente no sentido Centro e Urbanova. A partir das 9h, as filas começaram a diminuir.  A Secretária de Mobilidade Urbana informou que o protesto está sendo acompanhado pelos agentes de mobilidade, GCM (Guarda Civil Municipal) e Polícia Militar. Os agentes fazem o controle do tráfego e também desvios para facilitar a locomoção de veículos.

Após regressão à fase vermelha, antes mesmo da determinação estadual, somente comércios essenciais funcionam na cidade.

Por nota, a ACI (Associação Comercial e Industrial) de São José dos Campos informou que "vê como legítima toda e qualquer manifestação pacífica em prol da retomada da economia. O direito à livre manifestação está garantido pela Constituição Federal. A ACI está cumprindo uma agenda institucional de negociação e debate juntos às instituições e lideranças do Município, do Estado e da União em busca de alternativas para flexibilização das regras da fase vermelha do Plano São Paulo e de contrapartidas fiscais e econômicas efetivas em apoio ao empresariado".

Fernanda Niquirilo
Fernanda Niquirilo


Essa agenda está sendo cumprida junto à Prefeitura de São José dos Campos, Câmara de São José dos Campos, bancada regional de deputados federais e estaduais, Ministério Público do Estado e Judiciário.

A ACI informa que também solicitou ao governador João Doria a imediata suspensão do Pacote de Ajuste Fiscal do Estado, que impactou o valor final de diversos produtos, como alimentos da cesta básica, leite, carne, veículos, máquinas, entre outros.  

Já a prefeitura reforçou em nota que "São José dos Campos está seguindo o Plano São Paulo, que colocou toda a região do Vale do Paraíba na Fase Vermelha".

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Fernanda Niquirilo, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.