Nesta segunda-feira (15), entra em vigor a Fase Emergencial do Plano SP, decretada pelo governo estadual na última quinta-feira (11). Esta fase do Plano SP estabelece medidas ainda mais restritivas que a Fase Vermelha, inclusive para atividades consideradas essenciais até o dia 30 de março, para tentar frear o aumento da contaminação da pandemia da Covid-19. O objetivo é ampliar o distanciamento social e reduzir a circulação urbana.
Segundo dados do Governo do Estado, 53 cidades do estado chegaram a 100% de ocupação dos leitos para tratamento de Covid. Além disso, o Boletim Coronavírus de SP mostra que os leitos de UTI no estado nesta segunda, estão com 88,4% de taxa de ocupação e os de enfermaria com 74,4%. Já na RMVale, a taxa de ocupação dos leitos de UTI chegou a 75,9% e de enfermaria 47,9%.
Confira detalhes das novas restrições em comércios e serviços na fase emergencial em detalhes:
ESCRITÓRIOS EM GERAL E ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS - Obrigatoriedade de teletrabalho (home office).
COMÉRCIO DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO - Proibido o funcionamento e atendimento presencial, mas ficam liberados os serviços de retirada por clientes com veículo (drive-thru) e entrega na casa do comprador (delivery).
ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS (COMÉRCIO EM GERAL) - Somente entrega (delivery) e retirada de automóvel (drive-thru), com proibição de retirada de produtos no local.
REPARTIÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - Obrigatoriedade de teletrabalho (home office).
RESTAURANTES, BARES E PADARIAS - Somente entrega (delivery) e retirada de automóvel (drive-thru), com proibição de retirada de produtos no local. Mercearias e padarias podem funcionar seguindo as regras de supermercados, com proibição de consumo no local.
TRANSPORTE COLETIVO - Recomendação de escalonamento de horário para os trabalhadores da indústria, serviços e comércio. Os horários de entrada indicados são das 5h às 7h para profissionais da indústria, 7h às 9h para os de serviços e 9h às 11h para os do comércio.
EDUCAÇÃO ESTADUAL, MUNICIPAL E PRIVADA - Recesso da rede estadual por 15 dias, com recomendação para que escolas municipais e privadas sigam o mesmo procedimento, com isso, as escolas municipais e privadas podem funcionar com até 35% da capacidade.
COMÉRCIO DE PRODUTOS ELETRÔNICOS - Somente entrega (delivery) e retirada de automóvel (drive-thru), com proibição de retirada de produtos no local.
SERVIÇOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - Obrigatoriedade de teletrabalho (home office).
SUPERMERCADOS - Recomendação de escalonamento de horário para os funcionários utilizarem o transporte público para irem ao trabalho (9h às 11h).
HOTELARIA - Proibição de funcionamento de restaurantes, bares e áreas comuns dos hotéis. Alimentação permitida somente nos quartos.
PRAIAS - Acesso às praias no Litoral fica proibido.
ESPORTES - Atividades coletivas profissionais e amadoras suspensas.
TELECOMUNICAÇÕES - Teletrabalho (home office) obrigatório para funcionários de empresas de telecomunicação.
ATIVIDADES RELIGIOSAS - Proibição de realização de atividades coletivas como missas e cultos, mas permissão para que templos, igrejas e espaços religiosos fiquem abertos para manifestações individuais de fé.
Haverá toque de recolher nos 645 municípios todos os dias, entre 20h e 5h. Também fica vetado o acesso a parques e praias. Haverá proibição completa a qualquer tipo de aglomeração, e o uso de máscaras deve ser intensificado em qualquer ambiente interno ou externo de acesso público.
Moradora de SP afirma ter acertado números da Mega da Virada
Segundo ela, lotérica não registrou a aposta
Santuário Nacional acolhe mais de 9 milhões de devotos em 2024
Movimento no segundo semestre aumenta 58%
Governo de SP divulga calendário letivo da rede estadual
Aulas começam no dia 3 de fevereiro
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.