Por Tamires Vichi Em RMVale

Começa a convocação de mesários para as eleições municipais de 2020

Convocações devem acontecer até setembro e eleitores que não responderem podem ser penalizados

Reprodução Agência Brasil
Reprodução Agência Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral decide manter a participação de mesários durante as eleições para prefeitos e vereadores no dia 15 de novembro de 2020 (e no caso de segundo turno), divulgando campanhas de incentivo para eleitores se tornarem voluntários.

O TSE define os mesários como importantes aliados na garantia de segurança e sigilo na hora de votar, legitimando o processo eleitoral e sendo figuras indispensáveis, mesmo em meio à pandemia.

A previsão é de que, aproximadamente, 1,5 milhões de mesários trabalhem este ano, no total de 5.569 municípios. E para garantir a segurança sanitária destes eleitores, o TSE divulgou que desenvolveu, junto a médicos e especialistas, quais serão as medidas protetivas contra a Covid-19 no dia da votação.

A imprensa do TSE publicou em nota:

“Cada mesário terá à sua disposição máscaras em três camadas de tecido, proteções do tipo face shield, álcool em gel para as mãos e desinfetante para o ambiente da seção eleitoral, que será demarcada para garantir o distanciamento social. Além disso, com a finalidade de eliminar o risco de aglomerações, o treinamento dos mesários será online sempre que possível”.

Em São José dos Campos, 5.500 pessoas devem ser convocadas por e-mail ou por mensagem via aparelho celular para trabalharem nas eleições. Na solicitação será compartilhado um link e uma senha de acesso para confirmação da participação no site da Justiça Eleitoral.

Os eleitores que receberem a convocação têm até três dias para confirmarem sua presença. Atenção, pois o eleitor que não atender à convocação da Justiça Eleitoral pode ser multado. As convocações devem acontecer até 15 de setembro.

Mais informações:

Os mesários são responsáveis por recepcionarem os eleitores, coletarem as assinaturas ou impressões digitais e verificarem quem não compareceu à votação, colaborando para organização durante os dias de votação.

Para trabalhar como mesário, o eleitor precisa ter mais de 18 anos e estar em situação regular na Justiça Eleitoral. O mesário recebe auxílio-alimentação e tem direito a dois dias de folga para cada dia de treinamento ou trabalhado.

Para quem quiser se voluntariar, basta acessar o site do Tribunal Regional Eleitoral.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Tamires Vichi, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.