RMVale

CNBB divulga carta durante 61ª Assembleia Geral em Aparecida

Bispos falaram sobre democracia, intolerância e a violência no país

Escrito por Meon

18 ABR 2024 - 16H20 (Atualizada em 18 ABR 2024 - 16H46)

Thiago Leon/A12

Durante a 61ª Assembleia Geral realizada no Santuário Nacional de Aparecida, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) fez um importante pronunciamento através de uma carta direcionada aos brasileiros. O documento, assinado por líderes da CNBB, destaca a importância da democracia e faz um apelo para que os cristãos exerçam o seu direito de voto nas eleições municipais deste ano.

+ Leia mais notícias da RMVale

+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp

A carta, assinada por Dom Jaime Spengler (Arcebispo da Arquidiocese de Porto Alegre e Presidente da CNBB), Dom João Justino de Medeiros Silva (Arcebispo da Arquidiocese de Goiânia e 1º Vice-Presidente da CNBB), Dom Paulo Jackson Nóbrega (Arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife e 2º Vice-Presidente da CNBB) e Dom Ricardo Hoepers (Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília e Secretário-Geral da CNBB), ressalta a necessidade de fortalecer a democracia brasileira, especialmente após períodos de instabilidade política.

Em um trecho da carta, os bispos destacam: "Fundamental na vida do Brasil, passados sessenta anos do início da ditadura, a democracia ainda precisa de cuidado. Depois do período de sistemáticos e ostensivos ataques, temos a oportunidade de fortalecê-la nas eleições municipais de 2024, através do voto consciente e livre. A consciência cívica deverá estar a serviço dos mais profundos interesses do nosso povo, pois há exigências éticas para a realização do bem comum."

Além disso, a carta lamenta diversos problemas enfrentados pelo Brasil e pelo mundo, como guerras, fome, crime, preconceito, corrupção, eventos climáticos extremos, ataques aos povos indígenas, disseminação de fake news e desemprego.

Segundo a CNBB, a carta visa transmitir uma mensagem de esperança e conscientização sobre a realidade política e climática do país. O cardeal Leonardo Steiner, arcebispo de Manaus, destacou durante entrevista coletiva realizada nesta quarta-feira (17) a importância da mensagem como um guia para ações futuras.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.