A indignação de uma moradora de Cunha, município do interior de São Paulo, conhecido pelos seus campos de lavanda, levou à criação de um grande mutirão de descarte de resíduos eletroeletrônicos. Lúcia Silva, empresária da região, encontrou na zona rural da cidade, uma televisão descartada na natureza e decidiu se mobilizar. “Quando eu me deparei com uma televisão sendo descartada de forma incorreta na zona rural, eu vi a urgência de levar a conscientização para a minha comunidade sobre os problemas dos resíduos eletrônicos”, comenta Lucia.
O evento está marcado para o dia 22 de novembro, na Praça da Matriz na zona rural no Canto das Cachoeiras, no bairro do Paraibuna das 10 às 15h. A ação, que é uma parceria da Circulare com a Prefeitura de Cunha. Lúcia já havia participado de um treinamento online de economia circular e resíduos eletrônicos da Rede Circulare. “É bastante incomum o pedido de um morador, mas é maravilhoso perceber que as pessoas estão ficando mais conscientes dos problemas ambientais e das soluções viáveis para mitigar ou eliminar essas questões”, diz Livia Santarelli, Gerente de Negócios da Rede.
Segundo dados da Rede Circulare, a cidade de Cunha com 22.110 habitantes, gera anualmente 244.632 equivalente a 2.446 metros de notebooks empilhados, o que seria cerca de 1,33 vezes a altura da Pedra da Macela, ponto turístico da cidade. No Brasil, apenas 3% dos 2,4 milhões de toneladas de resíduos eletrônicos gerados anualmente são descartados e reciclados corretamente. “Essa parceria mostra que estamos no caminho certo, impactando a sociedade civil com a educação ambiental e despertando a vontade em mais pessoas de abraçar a causa do descarte correto de resíduos eletrônicos.” diz Thais Boppé, Analista de Marketing Ambiental.
Podem ser descartados:
Eletrodomésticos: Geladeira, fogão, máquina de lavar, secadora, materiais elétricos e eletroportáteis, liquidificador, secador de cabelo, ventilador, conectores, cabos elétricos, lanternas.
Equipamentos de informática ou telefonia: Celulares, Tablets, Carregadores, Notebook, Computadores, Nobreak, Estabilizadores, Monitores, Impressoras, Modems, Roteadores, Pendrives, Cabos, Fone de ouvido, Teclados, Mouses, Scanners, Central telefônica, Ipods, MP3, Webcam, Telefones, Placas de Circuito;
Equipamentos de áudio e vídeo: TVs (exceto de tubo), Controle remotos, Videocassete, CD-ROM DVD, Rádio; Caixa de som, Gravadores, Cabos, Microfones, Câmera fotográficas, Filmadoras, Decodificadores, Alto Falantes, Antenas, receptores;
Não serão aceitos devido periculosidade: Pilhas, Baterias, Toners e Lâmpadas e TV de Tubo.
SERVIÇO:
MUTIRÃO DE DESCARTE DE ELETRÔNICOS EM CUNHA
LOCAL: Praça da Matriz e na zona rural no Canto das Cachoeiras, no bairro do Paraibuna
DATA E HORA: 22 de novembro das 10 às 15h
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.