Por Marcus Alvarenga Em RMVale

Centro de Zoonoses investiga morte de macaco na Vila Costa, em Taubaté

Exames devem confirmar se primata estaria infectado com a febre amarela

Prefeitura Taubaté

Prefeitura de Taubaté aguarda confirmação da causa da morte de macaco

Divulgação

Um macaco da espécie Sagui foi encontrado morto na manhã desta quarta-feira (17) por um morador que andava pela rua Sebastião Gil, na Vila Costa, em Taubaté. Com a preocupação da febre amarela, exames devem confirmar a causa da morte entre 15 a 30 dias.

Segundo a prefeitura, por volta das 11h45 uma equipe do CAS (Controle de Animais Sinantrópicos) foi enviada para recolher o corpo do animal, sendo encaminhado para o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Taubaté para averiguação.

Leia MaisHomem morre com suspeita de febre amarela em São José dos CamposRMVale entra para área de risco de febre amarela da OMSCriança de três anos é abandonada dentro de carro no centro de Taubaté

“Serão coletadas amostras do animal para a realização de exames no Instituto Adolfo Lutz. Os exames de macacos encontrados mortos em Taubaté no ano passado, dois tiveram o resultado negativo e um teve a análise prejudicada pela decomposição do corpo do primata”, declara a Secretaria de Saúde.

"A febre amarela do tipo silvestre não pode ser erradicada, já que o vírus circula naturalmente nas matas entre os macacos e vetores silvestres - mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes - que transmitem a doença para seres humanos depois de picar os macacos contaminados", explica o Ministério da Saúde.

Macaco estava morto no bairro Vila Costa, em Taubaté

Outros casos

Em 2017, o primeiro animal morto foi encontrado em 11 de fevereiro no bairro Mangalot, mas o resultado não foi apresentado pela falha na análise técnica.

Os outros dois casos negativos foram registrados em 16 de março, no bairro Chácara Ingrid, e no dia 4 de maio, no Jardim Paulista.

Vacinas

Um novo lote com 300 vacinas chegou a Taubaté na manhã desta quarta-feira (17), mas pela alta procura, por volta das 9h30 já haviam esgotado novamente. Nos últimos dias, com os pedidos de doses extras, foram contabilizadas 2.700 doses aplicadas.

A prefeitura fez um novo pedido, para que mais doses sejam enviadas nesta quinta-feira (18) e continuar a imunização da população de Taubaté. Mas a prefeitura reforça que a Campanha de Vacinação deve iniciar já no próximo dia 29 de janeiro.

Morte na região

Na cidade vizinha, São José dos Campos segue sem vacinas e um homem de 28 anos morreu com suspeita de infecção pelo vírus da febre amarela no dia 10 de janeiro, mas o caso foi divulgado somente nesta quarta. Entretanto, a confirmação da causa da morte deve ser apresentada em cerca de 15 dias, após uma análise do Instituto Adolfo Lutz.

Mesmo sendo suspeita, a Secretaria de Saúde já realizou uma ação de prevenção nas regiões próximas a casa da vítima, ao cemitério e as unidades de saúde por qual ele teria passado.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marcus Alvarenga, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.