RMVale

Centro de Pesquisa para Mobilidade Aérea é lançado em São José

Evento contou com a presença do governador Tarcísio de Freitas

Escrito por Meon

14 MAR 2023 - 15H28 (Atualizada em 14 MAR 2023 - 17H52)

Léo Lenzi/Meon

Foi lançado em São José dos Campos, nesta terça-feira (14), o Centro de Pesquisa em Engenharia para a Mobilidade Aérea do Futuro. O evento aconteceu no Auditório Weiss, no prédio da Divisão de Ciências Fundamentais do ITA e contou com a presença do governador Tarcísio de Freitas, do vice-governador Felício Ramuth, do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan, do vice-presidente de Engenharia, Desenvolvimento Tecnológico e Estratégia Corporativa da Embraer, Luis Carlos Affonso e do reitor do ITA, Anderson Correia.

+ Leia mais notícias da RMVale

+ Receba as notícias do Meon pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/FZRHExhymUn5bSqNIKqHyG   

O Centro de Pesquisa será instalado no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e deverá reunir mais de cem pesquisadores do ITA, Embraer, Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP). O foco dos estudos será em aviação de baixo carbono, sistemas autônomos e manufatura avançada.

O investimento inicial será dividido entre a Embraer e o governo de São Paulo, via Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), com previsão de R$ 48 milhões em cinco anos.

O objetivo do Centro é a formação de recursos humanos, geração de conhecimento e tecnologia de ponta, além de desenvolver novos produtos para a indústria aeroespacial brasileira, com a liderança da Embraer.

O governador Tarcísio de Freitas destacou a importância deste momento para o avanço tecnológico brasileiro. “Estamos celebrando o início deste Centro de Pesquisa e com a evolução tecnológica ainda chegaremos à Mobilidade Aérea Individual. Talvez a gente possa ser pioneiro nisso e ainda vamos liderar a redução das emissões de poluentes. Nada mal o país que vai nessa direção”, concluiu o governador.

Tarcísio elogiou as parcerias para que o Centro de Pesquisa se tornasse realidade. “Essa aliança desses gigantes Fapesp, Embraer, ITA e Unicamp, com certeza vai render muitos frutos, teremos novas tecnologia e não sabemos onde tudo isso vai parar. Nós temos o mais importante: talentos. Os melhores estão aqui, neste auditório, é isso que vai fazer a diferença”, exaltou o governador.

Sobre a Embraer, Tarcísio disse que a empresa “não é só destaque na tecnologia, na qualidade de seus produtos, é também destaque empresarial e se saiu muito bem de uma crise no setor de aviação durante a pandemia. Eu aposto muito na aviação regional com aeronaves da Embraer, principalmente o E2” (uma linha de aeronaves a jato bimotoras de médio alcance), concluiu.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.