RMVale

CDHU sorteia casas e beneficia 43 famílias em Paraibuna

Investimento é de R$ 10,4 milhões

Escrito por Meon

18 OUT 2024 - 16H30

Reprodução

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) realizou, nesta sexta-feira (18), o sorteio de 43 casas, em Paraibuna. O conjunto conta ao todo com 48 unidades, mas cinco delas foram separadas para atender a demanda da Prefeitura para reassentamento de famílias que vivem em áreas de risco.

+ Leia mais notícias da RMVale

+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp

Presente no evento do sorteio, a diretora de Atendimento Habitacional da CDHU, Ticiane D’Aloia, destacou que transformar a vida da população com a entrega de moradias é um compromisso do Governo do Estado de São Paulo.

“Esse será o patrimônio de vocês, que poderá ser passado de pai para filho”, afirmou, ao citar o benefício dá segurança jurídica às famílias. “Estamos trabalhando para a construção de mais de 200 mil unidades habitacionais até o final da gestão. Vocês merecem um lar seguro”, afirmou, antes do início do sorteio das casas que têm previsão de entrega ainda neste ano.

Anderson William dos Anjos Santos, 25 anos, esposo da primeira sorteada, Regina Aparecida dos Santos, está cheio de expectativas. “Foi muito emocionante. Morar de aluguel não é fácil. Espero que a minha família se adapte bem. Vamos criar nossas filhas na casa nova”, afirmou. “E eu desejo que outras pessoas vivam essa alegria”, completou Regina.

Giovana de Fátima Cristine da Silva, 24 anos, mãe do Eduardo, 9 anos, e da Alicia, de 6 anos, também foi contemplada e sairá do aluguel. “Tudo o que eu sempre sonhei foi ter minha casa. Foi uma vitória muito grande. O dinheiro que eu vou economizar será investido nos meus filhos”, salientou.

Marco Otávio de Carvalho, 44 anos, acompanhado de sua mãe, Maria Regina Costa de Carvalho, falou da emoção de ser sorteado. “É inexplicável. Aqui eu cresci com os meus irmãos. Paguei aluguel a vida inteira”, contou. “Muito obrigado à CDHU por ter realizado o meu sonho. Hoje eu não sou o único a estar feliz. São 48 famílias felizes. O nosso Governo do Estado é o melhor do país”, reforçou.

Mais de 1.380 famílias se inscreveram no programa entre os dias 22 e 31 de julho último. A distribuição das casas seguiu critérios específicos, com quatro unidades reservadas para famílias com pessoas com deficiência, três para idosos, duas para policiais e agentes penitenciários, além de duas para pessoas sozinhas. As demais serão distribuídas para a população em geral, sendo 21 unidades para famílias com renda de 1 a 3 salários mínimos, seis para rendas de 3,01 a 5 salários, e cinco para rendas de 5,01 até 10 salários.

Agora, as famílias contempladas passarão pelo processo de habilitação, que verificará o cumprimento dos requisitos exigidos no edital de inscrição. Em caso de desclassificação, um suplente será convocado, seguindo a ordem do sorteio. Esse processo assegura que o benefício seja destinado àqueles que mais necessitam.

O empreendimento está sendo edificado na Rua João Carlos Pereira Nunes, s/nº, com unidades de 47 m², incluindo dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e lavanderia. As casas terão piso cerâmico, azulejo no banheiro, na cozinha e na área de serviço, laje, cobertura em estrutura metálica e sistema de energia solar.

A CDHU está investindo R$ 10,4 milhões na obra, viabilizada em parceria com a Prefeitura, que doou o terreno. A Companhia fez a contratação da construtora e de toda a infraestrutura, como redes de abastecimento de água e coleta de esgoto doméstico, drenagem, pavimentação asfáltica, urbanismo, iluminação pública, rede elétrica e muro de arrimo.

O financiamento dos imóveis da CDHU segue as diretrizes da Política Habitacional do Estado de São Paulo, que estabelecem juros zero para famílias com renda mensal de até cinco salários mínimos. Assim, pagarão praticamente o mesmo valor ao longo de 30 anos, já que o contrato sofrerá apenas a correção monetária calculada pelo IPCA - índice oficial do IBGE. O valor das parcelas é calculado levando-se em conta a renda das famílias e podem comprometer, no máximo, em até 20% dos rendimentos mensais com as prestações.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.