Terceiro mais votado em São José, Esdras teve 9.495 votos
Divulgação
O respeito e a dedicação dada aos animais levaram o adestrador Esdras Andrade Araújo, de 21 anos, a um caminho que nem ele imaginava em um passado recente: ocupar uma vaga de vereador na Câmara de São José dos Campos e tentar, efetivamente, criar políticas públicas voltadas às causas animais na cidade. O parlamentar é o mais novo a assumir uma cadeira da Câmara pelo Solidariedade.
Em entrevista ao Meon, o jovem, que se tornou conhecido pelas redes sociais em inúmeros vídeos postados de ajuda a animais abandonados nas ruas, disse que a política precisa constantemente ser renovada. “A política precisa de caras e ideias novas. Está na hora do poder ficar nas mãos de quem possui mentalidade voltada para o século 21, onde o progresso está aliado à sustentabilidade e a ética na política é pré-requisito, não o diferencial de uma candidatura”, disse.
O jovem, casado com Deborah e pai do menino Henrique, faz questão de lembrar dos sentimentos que sempre fizeram parte de sua infância. Esdras será amparado pelo colega de partido e vereador Valdir Alvarenga, que na última legislatura criou algumas ações voltadas aos animais.
Na segunda-feira (23), ele protocolou projeto de lei para proibir 'a utilização, mutilação e/ou o sacrifício de animais em rituais religiosos ou de qualquer outra natureza'. “É uma antiga reivindicação de pessoas ligadas à causa animal, já que em períodos que antecedem a sexta-feira 13, aumenta a procura por animais para sacrifício.”.
Segundo o parlamentar, São José tem aproximadamente 50 mil animais abandonados, sem nenhum respaldo do poder público, mesmo existindo uma legislação federal que pune, ampara e respalda. "Falta conscientização tanto da população como também do município. Fui eleito para lutar e mudar essa triste realidade", afirmou.
“Por isso, ainda criança cheguei a ter 13 cães em casa, todos adotados ou retirados da rua. O tempo passou e me tornei adestrador. O dinheiro que eu ganhava nas aulas de adestramento, junto com a ajuda dos meus clientes, permitia que, vez ou outra, eu retirasse um cãozinho necessitado das ruas”, completou.
A falta de um abrigo e serviços que deveriam ser oferecidos aos animais foram os principais motivos que levaram Esdras a se candidatar a vereador. Ele quer trabalhar para implantar ações voltadas à causa animal.
Leia abaixo a entrevista na íntegra:
Meon: Você é o parlamentar mais novo. Quais os principais desafios? E como pretende articular para desenvolver políticas públicas para a cidade no que diz respeito à legislação sobre animais?
Esdras Andrade: A política precisa de caras e ideias novas. Está na hora do poder ficar nas mãos de quem possuiu mentalidade voltada para o século 21, onde o progresso está aliado à sustentabilidade e a ética na política é pré-requisito, não o diferencial de uma candidatura.
Sei do tamanho da minha responsabilidade e da expectativa das pessoas. Infelizmente nossa cidade tratou com descaso a causa animal. Montei uma assessoria técnica, que tem elaborado diversos projetos de baixo custo para os cofres do nosso município. Sei da simpatia dos colegas vereadores e do prefeito pela causa.
Meon: Primeira legislatura, vereador. Qual o maior desafio?
Esdras: A crise política é evidente a nível federal, estadual e municipal. Notamos diariamente este cenário problemático ao acessarmos informações na mídia. Estão nítidas a confusão instaurada e a perda de identidade da política. Há um pensamento a respeito que talvez explique em parte esta crise. 'Não estou mais no poder para ser referência do povo, mas sim para meus próprios interesses'. Este péssimo processo transforma a política em demagogia. Enfraquece o Estado e a população.
Esdras: 'Tenho muito a trabalhar para as pessoas'
Divulgação
Meon: Avalie, por favor, as primeiras reformas administrativas feitas pelo prefeito e que ainda serão analisadas pelos vereadores?
Esdras: O prefeito está fazendo as contas do que é mais racional e, a partir daí, definindo os caminhos dessa nova prefeitura e o resultado desse trabalho tem que ser a economia. Uma série de medidas está sendo tomada visando o melhor investimento do dinheiro público. Só com o corte e fusão de secretarias a expectativa é economizar cerca de R$ 50 milhões e outras medidas fomentarão o investimento na cidade. Isso demonstra ser uma política moderna e eficaz. Acredito na competência do prefeito e de toda sua equipe para manter a eficiência dos serviços, mesmo com a queda de arrecadação.
Durante encontro com comunidade
Divulgação
Meon: Qual é a análise que você faz sobre o cenário político na cidade?
Esdras: 'Uma Teoria é como se fosse um partido político, uma religião ou um time de futebol. Terão os que compartilham e defendem as ideias propostas por ela, e terão os que não compartilham e criticam as ideias propostas por ela.' O atual momento político e econômico pede união, e essa teoria e ideias devem ser discutidas com responsabilidade, independente de cores partidárias. Temos a responsabilidade de ajudar a administrar a 12ª região mais populosa do país. Meu partido, Solidariedade, em pouco mais de três anos de existência, conquistou três prefeituras, um vice-prefeito e elegeu 20 vereadores na região. Todos têm que ter capacitação para governar para nossa população.
Meon: O que pretende priorizar em sua gestão?
Esdras: Tenho muito a trabalhar para as pessoas. Leonardo Da Vinci dizia: chegará o dia em que os homens conhecerão o íntimo dos animais e, neste dia, um crime contra um animal será considerado um crime contra a humanidade. Então, preciso ajudar na conscientização humana e propor políticas públicas focadas no bem-estar dos animais.
São José deve ter aproximadamente 50 mil animais abandonados, sem nenhum respaldo do poder público, mesmo existindo uma legislação federal que pune, ampara e respalda. Falta conscientização tanto da população como também do município. Fui eleito para lutar e mudar essa triste realidade.
Leia MaisInternautas se revoltam com maus tratos a bezerra em TaubatéVeterano, Hayashi mira a revisão do Plano Diretor e Lei de ZoneamentoProjeto de Lei quer limitar salários de prefeito, vice e vereadores em S. José
Meon: Como planeja desenvolver o seu papel no primeiro ano mandato?
Esdras: Em poucos dias já pude sentir as necessidades da população e o quanto é gratificante ter o mandato para poder ajudar as pessoas através da melhoria no sistema de saúde, educação, infraestrutura, meio ambiente, esporte, cultura, lazer, habitação. Trabalho não falta e disposição tenho de sobra. Quero atuar em parceria com a prefeitura para transformar São José dos Campos referência no que diz respeito a políticas públicas e bem-estar dos animais.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.