Fernando de Mendonça, figura central na fundação do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e pioneiro do Programa Espacial Brasileiro, completou 100 anos nesta segunda-feira (2). Além de suas contribuições científicas, o engenheiro eletrônico também é responsável por construir um imponente castelo em São José dos Campos, cidade onde reside e que abriga a sede do Inpe.
Nascido em Guaramiranga (CE), Fernando começou sua trajetória na Força Aérea Brasileira em 1943 e se formou no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Representando o Brasil junto à Nasa, desempenhou papel essencial na criação do Inpe em 1971, onde foi o primeiro diretor-geral.
Inspirado pelas viagens à Europa, especialmente à Alemanha, o pesquisador trouxe a paixão por castelos para sua cidade. Em São José, ergueu uma construção medieval que mistura elementos arquitetônicos europeus, incluindo uma capela decorada com brasões, bandeiras e um piano.
O castelo possui diversos cômodos com móveis e obras de arte que remetem ao período medieval, além de ser um marco arquitetônico. Fernando também inovou ao criar uma espécie de escola para capacitar os trabalhadores que participaram da construção, garantindo a preservação da técnica e estilo.
O centenário de Fernando de Mendonça é marcado não apenas pela sua dedicação à ciência, mas também por sua habilidade em transformar sonhos em legados históricos e culturais.
ONU aprova convocação de cúpula para criação de Estado palestino
EUA, Israel e Argentina são contra
Gerente do PCC é detido em Taubaté após exibir lucros do tráfico nas redes sociais
Identificado como "DG", ele comandava o ponto de venda de drogas
Filho do presidente do São José Futsal morre aos 35 anos
Thiago Murad Brandão era supervisor do time
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.