Carro Espião começa a multar carros irregulares estacionados nas áreas comerciais de São José
Divulgação/PMSJC
Veículos roubados, com documentação irregular ou estacionados irregularmente na Zona Azul de São José dos Campos poderão ser identificados pelo carro Guardião da prefeitura a partir de segunda-feira (11).
Apelidado de carro Espião, a viatura da Secretaria de Mobilidade Urbana possui um sistema que fará a leitura das placas dos veículos estacionados e verificação na base de dados fornecida pelos órgãos de segurança pública. O veículo começa a circular às 9h na região central e percorrerá os principais centros comerciais da cidade ao longo do dia.
O sistema do carro é composto por cinco câmeras com tecnologia OCR (Reconhecimento de Caracteres Ótico), localização por georeferenciamento (latitude e longitude) e software de fiscalização operado dentro do veículo. As informações coletadas serão automaticamente verificadas em uma base de dados fornecida pelos órgãos de segurança pública.
Segundo a prefeitura, quando for detectada uma irregularidade, a informação será compartilhada com os agentes de segurança, o que poderá contribuir para a solução e prevenção de roubos e furtos de veículo.
Zona Azul
A prefeitura informa ainda que, no caso da fiscalização de estacionamento rotativo, o Espião passará pelo mesmo local duas vezes, em um intervalo de tempo, permitindo, por exemplo, que o usuário do estacionamento rotativo tenha tempo hábil para validar o tíquete.
Validada a irregularidade, será gerada a multa ( AIT - Auto de Infração de Trânsito) da ocorrência, com foto, localização, data e horário da infração. A prefeitura garante que todas as imagens do sistema serão validadas por um agente de trânsito, assim como já acontece na fiscalização por videomonitoramento.
A proposta é que futuramente, com o aperfeiçoamento do software, se consiga monitorar também outras situações irregulares, como o uso indevido de vagas de idosos e deficientes, com carros credenciados no sistema.
A Zona Azul em São José possui cerca de 3.500 vagas rotativas. O sistema permite a permanência máxima de 2 horas no mesmo local, garantindo que mais pessoas utilizem do espaço no seu dia a dia.
O ativamento das vagas pode ser feito através do parquímetros, com moedas e cartões pré-pagos, que podem ser adquiridos em estabelecimentos credenciados, ou por meio do aplicativo Estacionamento Rotativo SJC, que pode ser baixado diretamente no celular, permitindo inclusive a escolha do tempo de permanência do veículo naquele local.
Os pontos de estacionamento rotativo podem ser consultados aqui.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.