A Capela do Pilar, um dos maiores símbolos históricos do município, está passando por ações de conservação. Em janeiro deste ano foi iniciada uma pesquisa dos pigmentos e materiais que compuseram o imóvel ao longo do tempo. Esta fase inicial é realizada pela arquiteta restauradora Fernanda Helena Rodrigues Theodoro, contratada pela Prefeitura de Taubaté. O material da pesquisa vai servir de base para o projeto de restauração e posteriores cuidados com o imóvel.
+ Leia mais notícias da RMVale
+ Receba as notícias do Meon pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/FZRHExhymUn5bSqNIKqHyG
A Capela Nossa Senhora do Pilar foi inaugurada em 1748. Construída por Timóteo Corrêa de Toledo, é uma das poucas relíquias da arquitetura colonial no Estado de São Paulo que se mantém. O edifício religioso possui uma obra arquitetônica tradicional do barroco mineiro. Conhecida na cidade como Capela do Pilar, é um importante patrimônio cultural brasileiro presente em Taubaté.
O imóvel é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN); pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico e Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT); além do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Urbanístico, Arqueológico e Arquitetônico.
Com articulação das Secretarias de Cultura e Economia Criativa, Obras e coordenação da Secretaria Planejamento, está prevista para este ano a abertura parcial da Capela para visitação, em conjunto com ações de educação patrimonial. A intenção também é promover visitas guiadas ao longo de todo o processo de restauração, possibilitando a participação e acompanhamento das obras de restauro pela população.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.