Idosos e profissionais da saúde são o público desta primeira fase da campanha
Divulgação/PMSJC
Mais de 26 mil idosos e profissionais da saúde de São José dos Campos já foram imunizados na Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, que começou na última segunda-feira (23) e prossegue até o dia 1º de junho. As vacinas estão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde (UBS), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Em 2018 já foram 29 notificações da doença, sendo apenas 1 caso positivo até o momento
Além das 30 mil doses enviadas pela Secretaria de Saúde do Estado para o início da campanha, a prefeitura recebeu mais 75 mil esta semana – 30 mil na terça-feira (25) e 35 mil nesta quinta (26).
Segundo a Vigilância Epidemiológica, esse número deverá ser suficiente para atender o público-alvo da segunda semana de campanha, que são as gestantes, puérperas, crianças (6 meses e menores de 5 anos de idade) e indígenas, a partir de 2 de maio.
Nesta quinta-feira (26), a Vigilância divulgou um novo balanço da doença no município. Este ano, houve 29 notificações, sendo apenas 1 caso positivo para H3 sazonal, cujo paciente evoluiu bem e já teve alta hospitalar. Doze suspeitos tiveram o resultado negativo e 16 ainda aguardam confirmação. Não há óbitos registrados por influenza em São José dos Campos.
A estratégia de vacinação tem como objetivo minimizar a ocorrência da doença, as internações e óbitos atribuídos ao vírus influenza nos grupos mais vulneráveis, ou seja, que têm maior risco de evoluir com complicações.
A meta vacinal para São José dos Campos, estabelecida pela Secretaria de Saúde do Estado, é imunizar 139.604 pessoas do chamado grupo de risco – crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, pessoas acima de 60 anos de idade, trabalhadores de saúde e professores.
A partir do dia 9 de maio serão vacinadas as pessoas acometidas por comorbidades (portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independente da idade), os professores, os jovens sob medidas socioeducativas, as pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional. O Dia D da campanha será em 12 de maio.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.