Por Felipe Kyoshy Em RMVale

Câmara de Jacareí aprova projeto que prevê 25% de servidores concursados

Tribunal de Justiça e de Contas fizeram apontamentos à prefeitura

20140616_prefeitura_jacarei_flavio_pereira_2

Um quarto do quadro de servidores de Jacareí deverá ser formado por concursados

Arquivo/Meon

A Câmara de Jacareí aprovou na manhã desta quarta-feira (8) o projeto que prevê que 25% dos servidores sejam concursados na cidade. Dos 13 vereadores que votaram, somente Arildo Batista (PT) foi contra.

De acordo com a proposta do prefeito Izaias Santana (PSDB), houve apontamentos do Tribunal de Justiça (TJ-SP) e do Tribunal de Contas do Estado (TCE-SP) para que cargos de confiança e que nomeiem gestores de funções específicas sejam de servidores efetivos.

Leia MaisCâmara de Jacareí antecipa repasse de R$ 1,2 milhões à prefeituraCâmara de Jacareí aprova criação de 24 cargos públicosJacareí cria regras para utilização de gás natural veicular

“Eu acho muito importante valorizar o efetivo. Muitas vezes o comissionado, na rede pública, precisa de um apoio da experiência. Sou funcionária há 27 anos e o que eu de gestor que veio de fora, tem muitos. Tem outros que entram como fiscalizador do servidor de carreira. Ainda é preciso trabalhar algumas ações. A melhor maneira de se valorizar é cooperar. Acho justo ter esse 25%”, ressalta a presidente do Legislativo, Lucimar Ponciano (PSDB).

“Eu não penso que 25% estaremos valorizando de todos de igual forma. Não é só critério técnico. Tem que ter a mínima afinidade com o projeto do governo”, complementou o vereador Luis Flávio (PT).

De acordo com a oposição, os cargos comissionados são importantes para que o gestor público tenha servidores de confiança e que estejam de acordo com o plano de governo, algo que, na avaliação do vereador Arildo Batista (PT), deve ser afetado com a aprovação da lei.

“É uma prerrogativa de todo o gestor. Esse representante tem que trazer pessoas para ajudar. Tem que ter pessoas de confiança, que conhecem projeto e que possam ajudar. O prefeito sabe que essas pessoas vão contribuir de forma neutra. Temos que tomar cuidado para não virarmos um cabide”, diz.

Procurada pela reportagem, a presidente do STPMJ (Sindicato dos Trabalhadores Público Municipais de Jacareí), Sônia Evarista da Silva, preferiu não comentar o assunto.

Reestruturação

Após a aprovação, segundo o Executivo, ao menos um quarto do quadro total deve ser preenchido por concursados. Recentemente, Izaias tem feito mudanças administrativas na prefeitura. Entre as alterações, está a reestruturação administrativa da FCS (Fundação Cultural de Jacarehy) e do IPMJ (Instituto de Previdência de Jacareí).

Em outubro, a Câmara autorizou a criação de 24 cargos, por meio de concurso público, para a administração pública direta e no Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto).

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Felipe Kyoshy, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.