O mercado de trabalho em Caçapava começou 2025 aquecido, com o melhor saldo entre contratados e demitidos dos últimos 4 anos. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta terça-feira (26), o saldo de empregos formais no município foi positivo no mês de janeiro, com 31 novas vagas criadas. Esse é o melhor desempenho para o primeiro mês do ano desde 2022.
+ Receba as notícias do dia - Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp
Nos últimos anos, o saldo de empregos em janeiro vinha apresentando resultados negativos. Em 2022, a cidade fechou 11 vagas no primeiro mês do ano. Em 2023, a situação piorou, com um saldo negativo de 121 postos de trabalho. No ano passado, em 2024, o número foi de menos 54 vagas. Agora, em 2025, a reversão desse quadro é um indicativo de reaquecimento econômico e mais oportunidades para a população.
Do saldo positivo de 31 novos postos de trabalho, 8 foram gerados na agropecuária, 64 na indústria, 2 na construção e 41 no setor de serviços. Por outro lado, o comércio registrou uma perda de 84 postos de serviço.
O resultado positivo de janeiro reflete o empenho da administração municipal e dos setores produtivos em impulsionar a economia local.
Nesses primeiros 50 dias de gestão, a Prefeitura avançou na redução da burocracia para os empresários de Caçapava, criando um ambiente mais ágil e favorável para novos investimentos.
Uma das principais ações foi a centralização da Inscrição Municipal na Sala do Empreendedor, permitindo que o processo seja realizado de forma mais rápida e acessível. Além disso, a emissão da viabilidade e da licença de uso do solo também passou a ser operada diretamente na Sala do Empreendedor, garantindo mais eficiência na abertura de empresas.
+ Receba as principais notícias do dia - Clique AQUI
Essas medidas representam um avanço concreto na desburocratização e no estímulo ao desenvolvimento econômico, facilitando a geração de novos negócios e, consequentemente, a criação de mais empregos para a população de Caçapava.
A gestão também abriu o diálogo entre o poder público e o setor produtivo. A aproximação com os empresários locais, por meio de visitas técnicas às empresas e da iniciativa Café com Negócios fortaleceu a confiança do empresariado e consolidou um ambiente mais seguro e promissor para investimentos.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico está totalmente empenhada em estimular o crescimento das empresas locais, atrair novos investimentos e impulsionar a geração de empregos, tornando Caçapava um polo cada vez mais dinâmico e competitivo.
Orçamento do STF supera gastos da família Real Britânica em 39%
Em 2024, órgão teve um orçamento de R$ 897,6 milhões
Michelle Trachtenberg, estrela de "Gossip Girl", morre aos 39 anos
Causa da morte ainda não foi confirmada
Cresce número de brasileiros com diploma superior
Brasil ainda enfrenta desafios
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.