O Festival Fornovo di Taro, que celebra os 80 anos da vitória da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Itália durante a Segunda Guerra Mundial, ocorrerá no dia 26 de abril de 2025 (sábado), das 10h às 23h, no 6º Batalhão de Infantaria Aeromóvel (6º BI Amv), em Caçapava (SP). O objetivo é homenagear os heróis que lutaram pela liberdade e democracia.
+Receba as notícias do dia - Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp
O evento é uma oportunidade para a população conhecer de perto a história da FEB e interagir com o Exército Brasileiro, além de desfrutar de atrações culturais e gastronômicas. A programação contará com uma formatura militar, praça de alimentação com food trucks e feira de artesanato regional, passeios em viaturas militares, visita ao espaço cultural do Batalhão, atividades infantis, apresentação da banda de música do 6º BI Amv, com participação do Coral Municipal de Caçapava, e encenação da rendição alemã, com o Grupo Monte Castelo, seguida de show pirotécnico.
Rendição de Fornovo di Taro
Em 28 de abril de 1945, na cidade italiana de Fornovo di Taro, a FEB, com destaque para o 6º Regimento de Infantaria (atual 6º BI Amv), obteve a rendição da 148ª Divisão de Infantaria Alemã. Esse feito representou a rendição de quase 15 mil soldados inimigos, marcando uma das maiores conquistas militares do Brasil na Segunda Guerra Mundial.
6º Batalhão de Infantaria Aeromóvel – Regimento Ipiranga
O 6º BI Amv, sediado em Caçapava (SP), é herdeiro das tradições do 6º Regimento de Infantaria, criado em 1908. A unidade participou ativamente da campanha da FEB na Itália, sendo a primeira unidade de infantaria da 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária a entrar em combate e a que mais jornadas enfrentou. Além disso, foi a unidade que recebeu a rendição das tropas inimigas em Fornovo di Taro.
Atualmente, o 6º BI Amv é uma unidade aeromóvel, capacitada para atuar em operações de alta mobilidade, utilizando aeronaves para deslocamento rápido e eficiente em diversos tipos de terreno. Seu atual comandante é o Tenente-Coronel Luís Fernando Hilgenberg Júnior.
Brigada de Infantaria Aeromóvel – Brigada Fornovo di Taro
A Brigada de Infantaria Aeromóvel, conhecida como Brigada Fornovo di Taro, é uma das Forças de Emprego Estratégico do Exército Brasileiro. Com sede em Caçapava (SP), a Brigada é composta por unidades altamente treinadas para operações aeromóveis, incluindo o 6º BI Amv.
Em 2024, a Brigada incorporou a 2ª Companhia de Precursores, especializada em infiltração e reconhecimento, ampliando suas capacidades operacionais. O atual comandante da brigada é o General de Brigada Igor Lessa Pasinato.
Boina bege e a mística do gorro bege
A boina bege é o símbolo distintivo das tropas aeromóveis do Exército Brasileiro. Sua origem remonta aos Pelotões de Reconhecimento, cujos integrantes utilizavam gorros bege que frequentemente retornavam enlameados das missões, simbolizando o esforço e a dedicação dos soldados. Com o tempo, o gorro bege passou a representar a identidade e o espírito da Brigada de Infantaria Aeromóvel, sendo adotado como símbolo oficial da tropa.
+Receba as principais notícias do dia - Clique AQUI
PROGRAMAÇÃO
10h – Formatura militar com presença de ex-combatentes, autoridades civis e militares.
11h às 23h – Praça de alimentação com food trucks e feira de artesanato regional.
11h às 18h – Passeios em viaturas militares, visita ao Espaço Cultural e atividades infantis.
19h – Apresentação da Banda de Música do 6º BI Amv, com participação do Coral Municipal de Caçapava.
20h – Encenação da rendição alemã, com o Grupo Monte Castelo, seguida de show pirotécnico.
SERVIÇO
Data: 26 de abril de 2025 (sábado)
Horário: A partir das 9h
Local: 6º Batalhão de Infantaria Aeromóvel
Endereço: Rua José Bonifácio, 175-327 - Jardim Rafael - Caçapava (SP) – Acesso pelo Portão C
+ Leia mais notícias da RMVale
Casa Paulista regulariza imóveis em 23 municípios do Estado
Pinda, Ubatuba, Jambeiro e Queluz estão entre cidades contempladas
Aniversário de Monteiro Lobato tem Festival de Viola
Confira a programação completa
Pinda realiza evento especial para crianças com autismo
Serão realizadas atividades lúdicas e recreativas
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.