Aeronave Embraer E170 será utilizada para testes de novas tecnologias
Divulgação
A Boeing e Embraer apresentaram nesta quinta-feira (7), no Rio de Janeiro, a aeronave que será utilizada pelas duas fabricantes no programa ecoDemonstrador, anunciado no ano passado.
O avião Embraer E170 receberá uma série de novas tecnologias relacionadas à preservação do meio ambiente que elevam a eficiência e o desempenho do setor em escala global. Os voos de teste serão realizados durante agosto e setembro.
Com o programa, tecnologias ligadas à sustentabilidade ainda em desenvolvimento podem ser testadas em condições reais de voo, acelerando seu amadurecimento.
A atuação conjunta de Boeing e Embraer no programa de testes ecoDemonstrador é fruto de acordo firmado em junho de 2015, quando as empresas inauguraram um centro conjunto de pesquisa em biocombustíveis em São José dos Campos para realizar estudos com biocombustíveis e coordenar pesquisas com universidades e outras instituições brasileiras.
Novas tecnologias
Uma das inovações testadas por Boeing e Embraer será a incorporação da tecnologia que permite reduzir o ruído aerodinâmico gerado pela aeronave no momento de aproximação da pista de pouso.
Os testes também avaliarão o desempenho de uma tecnologia que poderá complementar a operação do sistema que fornece informações de altitude e velocidade da aeronave. O LIDAR (Detecção e Medição de Distância usando luz, na sigla em inglês) utiliza um sistema a laser para detectar com exatidão a velocidade, a temperatura e a densidade das partículas e moléculas de ar na atmosfera e a partir dessas informações, complementar os dados calculados pelo sistema atual.
Outra tecnologia testada será o desempenho do biocombustível para aviação produzido a partir da cana-de-açúcar. A inovação vem sendo pesquisada no Centro Conjunto de Pesquisa em Biocombustíveis Sustentáveis para a Aviação, mantido em parceria por Boeing e Embraer no Parque Tecnológico de São José dos Campos.
Durante o programa ecoDemonstrador também serão testadas a aplicação de pintura com uma nova tecnologia de tinta capaz de reduzir o acúmulo de restos de insetos e facilitar a remoção de gelo, fator que interfere diretamente no desempenho da aeronave durante o voo de combustível e emissões de carbono.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.