Motoristas que passavam pela Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro, no trecho da Campos do Jordão, registraram um fato inusitado na manhã deste domingo (11). Um balão dirigível precisou pousar na pista e interrompeu o tráfego nos dois sentidos. A aterrissagem teria sido motivada por uma emergência com o objeto.
O balão que precisou pousar é do tipo dirigível, que precisa de um condutor no veículo para guiar o objeto.
De acordo com a PRE (Polícia Rodoviária Estadual), o pouso foi registrado no trecho de serra, já em Campos do Jordão. O piloto do balão teria informado aos policiais que teve uma emergência com o veículo voador e precisou pousar. Ele teria observado que não havia carros passando pelo trecho e fez o pouso.
Pelo tamanho do objeto, as duas pistas precisaram ser interditadas para remover o balão. Apesar disso, não houve registro de congestionamento ou acidentes no local. O piloto do balão estava sozinho no momento do pouso e também não se feriu.
O objeto foi rapidamente retirado da via, com ajuda de funcionários de PRE e do próprio piloto do balão.
O piloto não deve responder criminalmente pelo caso, já seria um balonista regulamentado. O balonismo é uma atividade regulamentada pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e não deve ser confundida com a soltura de balões não tripulados, o que é crime. Para ser um balonista é necessário ter a PBL (Licença de Piloto de Balão Livre), que é adquirida após fazer um curso com a própria ANAC.
A agência pede que os balonistas busquem áreas regulamentadas para praticar a atividade. A ANAC foi procurada para informar se existem áreas regulamentadas para o balonismo na região, mas não respondeu.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.