Por Meon Em RMVale

Baixa imunização contra a poliomielite é preocupante na RMVale

Adesão beira 35% das crianças em sete cidades do Vale do Paraíba

polio_1

Vacina contra a poliomielite está disponível de forma gratuita em todo Vale do Paraíba 

Divulgação/Ministério da Saúde

A baixa adesão da vacina contra o vírus da poliomielite em sete cidades do Vale do Paraíba preocupa o Ministério da Saúde. De acordo com a Renata Ferreira, diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica de Taubaté, apenas 35% das crianças foram vacinadas até o mês de junho deste ano. O normal seria 50% da imunização efetivada.

O Ministério da Saúde emitiu uma nota nesta terça-feira (3), com as 312 cidades do país que estão em alerta por conta do baixo número de crianças que foram vacinadas neste ano. Foram citadas sete cidades da região: Tremembé, Jacareí, Jambeiro, Queluz e Lavrinhas. A meta é vacinar 95% da população infantil contra o vírus, para que o país garanta a elevada cobertura sem a proliferação.

“É muito importante que os país se conscientize de que a poliomielite é uma doença que não tem cura. Hoje, no Vale do Paraíba, temos onze cidades que estão sendo monitoradas com alerta de baixa adesão da vacina. Somente 35% das crianças estão protegidas e a meta do Ministério da Saúde é de que 95% esteja imunizado até o mês de dezembro,” conclui Renata.

As outras quatro cidades citadas pela diretora ainda não foram apuradas pelo Centro de Vigilância Epidemiológica de Taubaté.

Vacinação

A imunização contra a doença é de extrema importância. Segundo a médica, a prevenção contra o vírus começa pelas crianças. A vacinação está disponível em toda área nacional de forma gratuita.

“A vacina funciona por meio de 5 doses que são divididas em fases diferentes. Quando a criança tem menos de um ano, ela deve receber três doses. Após um ano e dois meses, ela recebe um reforço e após 4 anos deve receber mais uma dose inteira. O ideal é que a criança de 6 anos possua cinco doses marcadas na carteira de vacinação”, explica.

No dia 6 de agosto a campanha de vacinação contra a póliomelite será reforçada em todo o país e oferecida de forma intensiva em todo Vale do Paraíba.

 Doença

A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa e viral conhecida como ‘paralisia infantil’ que não possui cura. De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil está livre da poliomielite desde 1990. A transmissão ocorre por contato direto entre pessoas por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de doentes.

 

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.