Um atraso no pagamento dos salários de funcionários da saúde pública de Aparecida (SP) gerou uma série de transtornos nesta quinta-feira (14), afetando diretamente os serviços prestados à população. Enfermeiros e técnicos de enfermagem, responsáveis por tarefas essenciais como aplicação de vacinas, coleta de exames, aferição de pressão e entrega de medicamentos, decidiram suspender suas atividades como forma de protesto, embora não haja paralisação total.
A situação foi confirmada pela Prefeitura de Aparecida, que alegou dificuldades financeiras devido ao atraso no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), uma das principais fontes de recursos para a administração municipal. O município atravessa uma crise financeira desde 2019, que se intensificou com os impactos econômicos da pandemia de Covid-19. A dívida ativa municipal, atualmente em R$ 130 milhões, tem dificultado a realização de pagamentos, afetando, entre outros serviços, a saúde pública.
Em nota, a Prefeitura explicou que, devido ao valor insuficiente do repasse do FPM no dia 10 deste mês, priorizou o pagamento à Santa Casa de Misericórdia, por se tratar de um serviço de urgência. A gestão municipal informou que o pagamento dos profissionais da empresa prestadora de serviços de saúde será efetuado na próxima semana, após o recebimento da segunda parcela do FPM.
Apesar do protesto, a prefeitura garantiu que os serviços essenciais de saúde não foram totalmente interrompidos. Alguns profissionais foram remanejados para garantir a continuidade do atendimento à população.
Espetáculo da Cisne Negro Cia. de Dança chega a Caraguá
Ingressos terão preços populares
Museu CARDE em Campos do Jordão marca novo capítulo para cultura nacional
Inauguração está prevista para 28 de novembro
Geraldo Alckmin pede apuração rigorosa das explosões no STF
Vice-presidente classificou incidente como “triste e grave”
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.