RMVale

Após 1ª morte por Febre Amarela, Caçapava amplia vacinação

Veja os locais onde as vacinas são aplicadas

Escrito por Meon

22 FEV 2025 - 12H55

Após a confirmação da morte de um homem de 52 anos, por Febre Amarela, em Caçapava, a Prefeitura amplia a divulgação sobre a vacinação. O município disponibiliza a vacina contra a Febre Amarela em mais de 10 salas. 

+ Leia mais notícias da RMVale

+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp

Desde 2018, quando a vacina de Febre Amarela entrou no calendário vacinal, foram vacinadas 88,9% de menores de 1 ano e apenas 34% dos menores de 59 anos. O ideal de cobertura é acima de 95%. Em 2025 foram aplicadas 133 vacinas em janeiro e 124 vacinas em fevereiro.

Os locais de vacinação são as salas dos postos de saúde de Piedade, Caçapava Velha, Nova Caçapava, Sape, Ubs Centro, Vila Paraiso, Jd Rafael, Vila Menino Jesus, Pinus e Aldeias.

Em fevereiro a Prefeitura já realizou o Dia D de vacinação contra febre amarela no dia 15, na Praça da Bandeira. Neste domingo, dia 23, a partir das 9h, a vacinação ocorrerá no Parque da Moçota.

O público-alvo da campanha são pessoas de 5 a 59 anos de idade, moradores da zona rural, quem vai viajar para áreas de transmissão, ou para outros países e quem não sabe se já tomou a vacina. Para se vacinar, basta levar a carteirinha de vacinação e um documento pessoal.

A vacina só não é recomendável para menores de 9 meses de idade, pessoas com alergia a ovo, mulheres amamentando, pessoas com doenças autoimunes ou que fazem tratamento quimioterápico ou radioterápico, submetidas a imunossupressores ou portadores de HIV com contagem de células CD4 menor que 350.

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, de evolução abrupta e gravidade variável. Nas suas formas mais graves pode ter elevada letalidade.

O vírus é transmitido por mosquitos e possui dois ciclos de transmissão (urbano e silvestre). No ciclo urbano, a transmissão ocorre a partir de vetores urbanos (Aedes aegypti) infectados. No ciclo silvestre, os transmissores são mosquitos com hábitos predominantemente silvestres.

A doença é imunoprevenível, ou seja, evita-se seu contágio por meio da vacinação. Também é importante notificar todos os casos suspeitos, bem como a morte de primatas (micos e macacos) nas regiões de mata ou fronteiriças. Esses animais não transmitem a doença, mas podem indicar a presença do vírus na região.

Entre os principais sintomas indicativos da febre amarela, estão: início súbito de febre, dor de cabeça intensa, calafrios, dor nas costas e no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. Em casos graves, a pessoa infectada pode desenvolver complicações e apresentar hemorragia, pele e olhos amarelados e, eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos.

Leia sobre a morte de homem de 52 anos confirmada, em Caçapava.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.