Aeroporto Professor Urbano Ernesto Stumpf, em São José dos Campos
Arquivo
Com 78 anos de atividades, completados nesta sexta-feira (5), o aeroporto de São José dos Campos segue sem uma linha comercial regular para atender aos interesses dos moradores e das prefeituras da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte.
“O Codivap entende que é fundamental para o fomento ao turismo na RMVale a criação de voos regulares. Para atrair o interesse das companhias aéreas estamos discutindo ações que viabilizem uma melhor estrutura de atendimento ao turista e que gerem demanda”, disse o presidente do Codivap (Consórcio de Desenvolvimento do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Mantiqueira), Clodomiro Toledo Junior, prefeito de Santo Antônio do Pinhal.
Atualmente o aeroporto não conta com voos regulares, mas a Infraero, administradora do terminal, informou que vem trabalhando para mudar este cenário. Segundo a empresa, terminal de São José, que foi ampliado em 2014, tem capacidade para receber até três voos simultâneos.
"O aeroporto conta com excelente infraestrutura, e temos recebido reivindicações de todo o setor produtivo da região do Vale do Paraíba, por isso a Infraero vem trabalhando junto às companhias aéreas para que o aeroporto possa retomar as operações de voos regulares", disse o gerente de Gestão Operacional e Segurança Aeroportuária Marcelo Rodolfo Silva, em nota divulgada pela empresa.
O Aeroporto Professor Urbano Ernesto Stumpf, nome que foi dado em homenagem ao engenheiro aeronáutico e professor Urbano Ernesto Stumpf, conhecido como o "pai do motor a álcool", tem capacidade para receber 3,2 milhões de passageiros por ano.
Administrado pela Infraero desde 1996, o aeroporto conta com gestão compartilhada com a Embraer e com o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), do Comando da Aeronáutica, que utilizam a infraestrutura de pista para a realização de voos de ensaio e de produção de novas aeronaves.
O terminal conta com duas vocações: a cargueira, que atende ao grande número de indústrias do Vale do Paraíba, Litoral Norte e do Cone Leste Paulista, e a turística, por conta do potencial turístico da região.
O Meon procurou as principais companhias aéreas que fazem voos regionais no Brasil --Latam, Avianca, Azul e Gol mas só conseguiu contato com a assessoria de imprensa da Latam e da Avianca.
A Latam, que desativou a linha comercial que mantinha no Aeroporto de São José dos Campos em 2016, informou que no momento não há voos previstos para o terminal. Segundo a empresa, a decisão de encerrar as suas operações aéreas na base de São José dos Campos foi tomada por conta do processo de ajustes e otimização de custos iniciado no ano anterior.
A companhia informou, no entanto, que segue atenta às necessidades para iniciar, ampliar ou adequar as suas operações e os voos são constantemente avaliados conforme a demanda de cada região.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.