Por Meon Em RMVale

Aeroporto de São José dos Campos completa 78 anos sem voos regulares

Prefeituras da região tentam atrair companhias aéreas

aeroporto_sjc_foto_pmsjs_tiao_martins

Aeroporto Professor Urbano Ernesto Stumpf, em São José dos Campos

Arquivo

Com 78 anos de atividades, completados nesta sexta-feira (5), o aeroporto de São José dos Campos segue sem uma linha comercial regular para atender aos interesses dos moradores e das prefeituras da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte.

“O Codivap entende que é fundamental para o fomento ao turismo na RMVale a criação de voos regulares. Para atrair o interesse das companhias aéreas estamos discutindo ações que viabilizem uma melhor estrutura de atendimento ao turista e que gerem demanda”, disse o presidente do Codivap (Consórcio de Desenvolvimento do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Mantiqueira), Clodomiro Toledo Junior, prefeito de Santo Antônio do Pinhal.

Atualmente o aeroporto não conta com voos regulares, mas a Infraero, administradora do terminal, informou que vem trabalhando para mudar este cenário. Segundo a empresa, terminal de São José, que foi ampliado em 2014,  tem capacidade para receber até três voos simultâneos.

Leia MaisHeineken conclui encerramento de atividades administrativas em JacareíServidores de São José receberão reajuste de 5% a partir de janeiroEm 17 anos, Câmara de São José recebeu só um projeto de iniciativa popular

"O aeroporto conta com excelente infraestrutura, e temos recebido reivindicações de todo o setor produtivo da região do Vale do Paraíba, por isso a Infraero vem trabalhando junto às companhias aéreas para que o aeroporto possa retomar as operações de voos regulares",  disse o gerente de Gestão Operacional e Segurança Aeroportuária Marcelo Rodolfo Silva, em nota divulgada pela empresa.

O Aeroporto Professor Urbano Ernesto Stumpf, nome que foi dado em homenagem ao engenheiro aeronáutico e professor Urbano Ernesto Stumpf, conhecido como o "pai do motor a álcool",  tem capacidade para receber 3,2 milhões de passageiros por ano.

Administrado pela Infraero desde 1996, o aeroporto conta com gestão compartilhada com a Embraer e com o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), do Comando da Aeronáutica, que utilizam a infraestrutura de pista para a realização de voos de ensaio e de produção de novas aeronaves.

O terminal conta com duas vocações: a cargueira, que atende ao grande número de indústrias do Vale do Paraíba, Litoral Norte e do Cone Leste Paulista, e a turística, por conta do potencial turístico da região.

O Meon procurou as principais companhias aéreas que fazem voos regionais no Brasil --Latam, Avianca, Azul e Gol mas só conseguiu contato com a assessoria de imprensa da Latam e da Avianca.

A Latam, que desativou a linha comercial que mantinha no Aeroporto de São José dos Campos em 2016, informou que no momento não há voos previstos para o terminal.  Segundo a empresa, a decisão de encerrar as suas operações aéreas na base de São José dos Campos foi tomada por conta do processo de ajustes e otimização de custos iniciado no ano anterior.

A companhia informou, no entanto, que segue atenta às necessidades para iniciar, ampliar ou adequar as suas operações e os voos são constantemente avaliados conforme a demanda de cada região.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.