Por Rodrigo Machado Em RMVale

'A saúde da nossa cidade é a nossa maior prioridade', diz vereador Elton

Eleito com 6.617 votos, médico está à frente da Comissão de Saúde em São José

Dr. Elton.jpg

Dr. Elton conversa sobre o trabalho no Legislativo

Divulgação

Eleito com 6.617 votos pelo PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro), o joseense Elton Alves Ribeiro de Carvalho Junior, mais conhecido como Dr. Elton, está em 'lua de mel' com os primeiros dias de trabalho como vereador em São José dos Campos.

O parlamentar tem feito visita às unidades de saúde e hospitais como tem feito o chefe do Executivo municipal, Felicio Ramuth (PSDB). O vereador está em contato direto com o secretário de Saúde, Oswaldo Kenzo Huruta, que também é médico.

“A saúde da nossa cidade, hoje, é nossa maior prioridade. Por isso, começamos nosso trabalho com muitas expectativas de que, por meio do diálogo, parcerias, ações e trabalho conjunto será possível, gradativamente, alcançarmos as mudanças que a nossa população tanto necessita”, postou em seu Facebook logo na primeira semana no Legislativo.

Aos 42 anos, o cirurgião chega para representar os interesses do povo, principalmente assuntos ligados à área da saúde. Afinal, o parlamentar foi médico do SUS (Sistema Único de Saúde) e ganhou fama como médico diretor clínico do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) na cidade. Casado com a mulher e médica Regina, é pai de três filhos.

Leia abaixo a entrevista na íntegra:

Meon: Primeira legislatura, vereador. Avalie, por favor, o atual cenário político em São José dos Campos.
Dr. Elton: São José dos Campos viveu momentos difíceis nos últimos anos e, até agora, passa por graves turbulências, resultado da ineficiência do governo municipal anterior. Por mais que a crise econômica do país pudesse ter afetado nosso município, uma cidade reconhecida mundialmente por seu potencial tecnológico, pelo perfil empreeendedor e trabalhador do seu povo, pela pujança de suas empresas, pela qualidade da prestação de serviços, jamais chegaria ao ponto que chegou senão houvesse administração inadequada do dinheiro público. 

Dados divulgados recentemente pela prefeitura apontam mais de R$ 300 milhões em dívidas herdadas da gestão passada. Isso, realmente, é inaceitável e comprova que faltou, infelizmente, capacidade de gestão ao governo anterior. E a população é quem vem sofrendo as consequências disso, sobretudo na área da saúde.

Contudo, ficou claro que a cidade percebeu claramente o que vinha ocorrendo e pediu renovação. Haja vista a vitória esmagadora nas urnas do atual prefeito e as novidades nas cadeiras do Legislativo.

Acredito que, com essas mudanças, São José entra numa nova fase. Ainda serão dias difíceis, com certeza. Mas, sinceramente, agora vejo uma luz no fim do túnel com pessoas realmente compromissadas com o bem da nossa cidade e com a retomada da nossa força.

Meon: Você é presidente da Comissão de Saúde. Como foi a sua chegada à comissão e quais serão os primeiros trabalhos comandados pelo senhor?
Dr. Elton: A comissão ainda não se reuniu, tendo em vista que o início dos trabalhos internos da Câmara deve ocorrer em breve. De antemão, tenho ido aos gabinetes dos secretários, pois algumas ações da saúde estão interligadas a outros setores. Aliás, a primeira reunião que participei como vereador foi exatamente na Secretaria de Saúde. 

Nesse encontro pude conversar com o secretário de Saúde, e com seu adjunto, tratando de vários problemas, como foi o caso, por exemplo, da paralisação do atendimento de exames no Provisão e no ValeClin. Neste caso, com o empenho do prefeito Felício Ramuth, logo nos dias seguintes à nossa reunião, os contratos puderam ser reativados beneficiando a população. 

Outra ação que tenho acompanhado de perto é a implantação do projeto UBS Resolve. As reuniões estão acontecendo de forma intensiva para que, muito em breve, o projeto seja implantado. A princípio, será implantado um projeto piloto da UBS Resolve na UBS de Eugênio de Melo.

Como fui diretor do Samu, ajudando, inclusive, na implantação desse serviço na cidade, já conheço alguns pontos nos quais poderemos voltar nossa atenção. Contudo, também tenho feito visitas em Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Pronto Atendimento para ver, de perto, as deficiências estruturais dos locais e dos serviços prestados. Faço questão de conversar com a população e, especialmente, com os servidores desses locais. Afinal, os pacientes buscam o resultado final do atendimento, que é a consulta, a cirurgia, enfim. Mas são os funcionários que sabem como funciona todo o processo, desde o início até o final. Por isso, interagir com eles é tão importante. Eles podem nos dar ideias que resultem em vários benefícios para a saúde da cidade.

Hoje não atuo mais no SUS, pois, como vereador, a legislação determina que eu me descompatibilize, ou seja, que não mantenha vínculos com empresas terceirizadas que prestam serviço ao município. Contudo, certamente, usarei toda a experiência que obtive nesses anos, em contato direto com a comunidade, para buscar saídas e projetos para São José. 

Dr Elton ao lado da família no Parque Santos Dumont.jpg

Junto com a mulher Regina e os três filhos no Parque Santos Dumont

Divulgação/Arquivo Pessoal

Meon: Avalie, por favor, as primeiras reformas administrativas feitas pelo prefeito.
Dr. Elton: As sessões da Câmara terão início em fevereiro. Portanto, ainda não recebemos nenhum documento oficial acerca dessas reformas e mudanças que precisarão da aprovação do Legislativo. Apenas após analisarmos esses documentos teremos condições de dar parecer sobre as pretensões do governo. No entanto, sabemos que serão necessárias ações e atitudes firmes para sanar as contas públicas, para fazer investimentos e para o município voltar a crescer.

Como vereador, meu papel é averiguar com cuidado os projetos enviados pelo Executivo, fiscalizar gastos, enfim, defender o interesse da população. Mas, além, disso, também tenho a obrigação de colaborar para a retomada do crescimento da cidade, colocando de lado qualquer questão pessoal ou partidária. Portanto, farei uma avaliação justa de cada ponto apresentado pelo governo. 

Meon: O PSDB volta ao comando da principal cidade da RMVale. O xadrez político começa a ser desenhado na cidade. Qual é a análise que você faz sobre ter os dois poderes sob o comando do mesmo partido?
Dr. Elton: A eleição do atual governo mostrou o desejo de mudança da população e a aposta em uma nova forma de política. A grande vitória nas urnas também foi resultado da aliança com outros partidos, que têm a mesma ideologia de melhorias para a cidade. 

Na Câmara Municipal, a eleição para a presidência demonstrou que o Legislativo também busca a retomada da cidade, apostando num candidato sensato, experiente, porém, com novas ideias e projetos. Creio que esta aliança demonstra, mais uma vez, que a união pelo bem de São José se sobrepôs a outras questões.

Todavia, a Câmara é formada por 21 representantes. Ou seja, nenhuma decisão será tomada de forma unilateral, mas sim, será resultado da decisão da maioria. Ninguém governa sozinho. Por isso, acredito numa boa gestão do Legislativo, com a participação de todos.

A escolha de um presidente do Legislativo do mesmo partido do Executivo demonstra, também, um voto de confiança do grupo na tentativa de facilitar todo o trabalho da Administração, pois serão tempos difíceis e não muito rápidos para a recuperação da situação do município.

Dr Elton assume o mandato de quatro anos na Câmara de São José

Dr. Elton durante a posse no dia 1º

Divulgação/CMSJC

Meon: O que pretende priorizar?
Dr. Elton: Com minha experiência técnica e administrativa, terei a saúde como prioridade. Mas, a educação também terá papel de destaque na minha gestão, pois acredito que a prevenção que alcançamos com a educação, com a orientação das pessoas é muito importante, diminuindo, inclusive, a demanda de alguns casos da saúde. 

Além disso, buscarei legislar sempre atento a todos os setores, com projetos e ações que possam trazer benefícios para a cidade.

Outra questão que buscarei promover na cidade é o incentivo ao voluntariado. Tenho diversas experiências que comprovam que o ato de ser voluntário, seja em que área for, da forma que for, traz grandes benefícios para quem recebe e ainda mais para quem oferece.

São José tem muitas pessoas capacitadas a ensinar, a cuidar, a doar um pouco do seu tempo em benefício do próximo. Sempre fomos acolhedores, desde a época sanatorial. Vamos tentar resgatar isso.

Meon: Como planeja desenvolver o seu papel no primeiro ano do novo mandato? 
Dr. Elton: O papel de um vereador é representar a vontade da população, defendendo seus direitos. Para isso, buscarei fazer um mandato baseado na transparência, na ética e na integridade. Meu gabinete e minha equipe estarão sempre à disposição da população e teremos como objetivo servir São José com excelência.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rodrigo Machado, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.