Mais de 38 mil eleitores já realizaram o cadastro de biometria
Estadão
O prazo para o cadastro da biometria obrigatório em seis cidades da RMVale encerra no dia 27 de março, mas cerca de 40% dos eleitores ainda não realizaram a atualização no sistema do TRE (Tribunal Regional Eleitoral). Os cartórios municipais começam a estender o horário de atendimento para conseguir bater a meta do cadastro total do eleitorado.
“Todos os cartórios do Estado vão estar abertos nos próximos sábados, dia 10, 17 e 24 de março, das 9h às 18h, para chegarmos o mais próximo possível do número total de eleitores cadastrados. Além disso, se necessário, cada unidade pode estender o atendimento, como nós que ampliamos durante toda a semana o horário”, comenta Ana Paula Lima, chefe de cartório da 128º zona eleitoral de São Luiz do Paraitinga, onde permanecerá aberto das 9h às 18h diariamente até a data do prazo final.
Dos 10.445 eleitores de São Luiz, mais de 7 mil eleitores (74,75%) já realizaram o cadastro biométrico. Já em Lagoinha, com 5.575 eleitores, quase 4 mil (70,17%) já cumpriram as atualizações obrigatórios para o voto.
“O percentual de cadastro deve ser observado de forma peculiar, pois parte dos eleitores que não comparecerem será daqueles com o título de eleitor suspenso ou que atualmente residem em outro município, e não devem voltar para o município de origem eleitoral. Então, se chegarmos entre 85% a 90% do eleitorado, teremos cadastro o total de eleitores de cada cidade”, comenta a chefe de cartório de São Luiz.
Na região, ainda teremos a obrigatoriedade da biometria em poucas cidades, mas a adesão é o passo mais importante nessa fase final.
Em Areias, 68.50% dos 3.520 eleitores já se cadastraram; em Cunha já são 65,10% dos 19.620 inseriram a biometria; na cidade de Piquete, com 11.146 eleitores, houve o cadastro de 64%; e em Queluz foram incluídas a digital de 59,20% dos 8.033 eleitores.
Os cartórios de Queluz, Piquete e Cunha seguem com atendimento ampliado das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira. E uma unidade itinerante permanece na Câmara Municipal de Areias, atendendo os eleitores das 12h às 17h, de segunda a sexta. Todos os postos vão estar abertos nos próximos sábados até o prazo final.
Penalidades
O eleitor que não comparecer e registrar a biometria, somente nas seis cidades obrigatórias, terá o título cancelado e não poderá votar nas Eleições 2018, além de outras restrições, tais como:
- o cidadão ficará impedido de receber salários ou proventos de função ou emprego público, autárquico ou paraestatal, bem como fundações governamentais, empresas, institutos e sociedades de qualquer natureza, mantidas ou subvencionadas pelo governo;
- não poderá tirar o passaporte;
- não poderá obter empréstimos em caixas econômicas ou qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo;
- não será possível se inscrever em concurso ou prova para cargo ou função pública, investir-se ou empossar-se neles;
- não poderá renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo;
- não poderá obter o certificado de quitação eleitoral,
- não poderá participar de concorrência pública ou administrativa da União, dos estados, dos territórios, do Distrito Federal ou dos municípios, ou das respectivas autarquias;
- ficará impedido de concorrer às eleições;
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.