Debate reuniu cinco pré-candidatos à Prefeitura de São José dos Campos
Eduardo Pandeló/Meon
Cerca de 500 pessoas estiveram presentes ao auditório da Igreja da Cidade, na zona leste, para assistir ao primeiro debate entre pré-candidatos à Prefeitura de São José dos Campos. O evento, aberto ao público, teve uma audiência composta por políticos e seus correligionários, militantes, pré-candidatos à vereador, presidentes de entidades e autoridades civis e militares.
O encontro colocou frente a frente Carlinhos Almeida (PT), Felício Ramuth (PSDB), Shakespeare Carvalho (PRB), Claude Mary de Moura (PV) e Sebastião Cavali (PMDB).
Ainda no período de pré-campanha, o encontro serviu como forma de preparação para os pré-candidatos, que foram o tempo todo cautelosos nas afirmações evitando o confronto, talvez por isso ficou apenas no campo das ideias mas sem que nenhum oferecesse propostas que de fato pudessem fazer a diferença para o eleitor. Com transmissão pela internet e com amplo impulsionamento pelas redes sociais, quem estava em casa acompanhou a tudo e pôde até mesmo participar enviando perguntas.
Evento reuniu um bom público
Eduardo Pandeló/Meon
A expectativa de que o primeiro debate pudesse antecipar o tom dos discursos da campanha eleitoral decepcionou. Seguindo a legislação eleitoral e com regras rígidas para evitar o favorecimento, foram raros os momentos emocionantes. Os pré-candidatos que fazem oposição a administração municipal se concentraram em apontar falhas do prefeito Carlinhos Almeida.
Com sua tranquilidade habitual, o prefeito soube dosar as respostas às críticas com a prestação de contas e sempre que pôde, exaltou as realizações de seu governo. No final, o prefeito avaliou o primeiro debate. "Uma oportunidade para apresentar as ideias e dialogar sobre a nossa cidade. Foi altamente positivo", disse Carlinhos.
De outro lado, o pré-candidato do PSDB, Felício Ramuth, aproveitou seu tempo para exaltar seu grupo político traçando um comparativo entre o que partido realizou enquanto esteve no poder. "Foi enriquecedor porque a população pôde conhecer as propostas e as diferenças entre as propostas", disse o tucano.
Claude Mary de Moura (PV) procurou mostrar sua experiência adquirida na gestão pública e ao final do debate exaltou a bandeira do Partido Verde, destacando que é o único partido que não tem nenhum nome envolvido nas denúncias de corrupção, e avaliou o debate como proveitoso e importante. "Foi muito bom e de alto nível, com muitas propostas e apontando os problemas da cidade. E o mais importante, com a população participando", afirmou.
Já Sebastião Cavali (PMDB) buscou apontar as falhas da atual administração, apresentando suas ideias para solucionar problemas. Na avaliação do pré-candidato, o debate contribui com a população. "Eu gostei, é uma oportunidade fantástica. A população merece e precisa conhecer quais são as opções de futuro", declarou.
Shakespeare Carvalho (PRB) procurou se mostrar diferente dos outros pré-candidatos e no final atacou a velha forma de fazer política. "Uma experiência com um debate importante para a cidade. Mas a população não quer mais discursos, ela quer que se faça algo na prática", disse.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.