Por Eduardo Pandeló Em Noticias

Partidos marcam suas convenções para definir candidaturas e alianças

A data limite para realização de convenções partidárias é 5 de agosto

20141026_eleicoes_comemoracao_pt_flavio_pereira_2_de_16

As convenções partidárias para a escolha dos candidatos pelos partidos e a deliberação sobre coligações devem ocorrer de 20 de julho a 5 de agosto. Os partidos políticos de São José dos Campos já estão programando suas convenções e fazendo os ajustes finais para firmar os arcos de aliança e as chapas de vereadores nas coligações que precisam ser registradas até 15 de agosto, data final para solicitação do registro dos candidatos.

A Lei determina que o prazo de entrada do requerimento de registro de candidato a cargo eletivo em cartório ou na secretaria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) terminará às 19h do dia 15 de agosto.

O Partido Verde deve efetivar a candidatura de Claude Mary de Moura à prefeitura de São José dos Campos, na convenção do partido que está marcada para o dia 23 de julho. O presidente do PV, o vereador Rogério Cyborg, ainda busca apoio de outros partidos e assim preparar-se para a disputa. Extra-oficialmente o PV teria acertado apoio do PEN (Partido Ecológico Nacional).

O Partido dos Trabalhadores também marcou sua convenção para dia 23 de julho. Segundo o presidente do partido, Giba Ribeiro, a convenção irá consolidar a candidatura à reeleição do prefeito Carlinhos Almeida e definir os partidos que vão apoiar o PT nas eleições desse ano.

O PSDB ainda não anunciou a data de sua convenção. Procurado por nossa reportagem, o presidente Anderson Farias Ferreira não respondeu ao contato até o fechamento dessa matéria. O partido continua negociando para formar alianças que possibilitem ao pré-candidato Felício Ramuth uma maior exposição no rádio e na TV. O PSDB, que já anunciou o apoio do PSB e do PSC, recebeu na última terça-feira o apoio do PTB, já que o presidente da sigla, Alexandre da Farmácia, desistiu de sua pré-candidatura e anunciou o apoio ao candidato tucano.

Leia MaisPartidos políticos: nova distribuição de forças deve definir cenário das eleiçõesPMDB pode desistir de candidatura própria para apoiar PSDB em São JoséPSC anuncia apoio a Felício Ramuth, pré-candidato do PSDB

O PMDB, do vice-prefeito Itamar Coppio, ainda mantém a pré-candidatura de Sebastião Cavali, entretanto, como adiantado pelo Meon, uma corrente do partido prefere apoiar o PSDB e desistir da candidatura própria. Procurado por nossa reportagem, Cavali não se pronunciou. Segundo Coppio, o partido deverá marcar a convenção até a data limite prevista em lei e decidirá seu futuro nas eleições conforme a vontade da maioria.

O PRB do vereador Shakespeare Carvalho já tem alianças definidas e, se não houver surpresas, deverá apenas ratificar sua candidatura e formar a chapa de vereadores com os partidos que o apoiam, trabalho coordenado por Marina de Fátima Oliveira.

Até o fechamento dessa matéria, os partidos não informaram quando deverão realizar suas convenções. PRB, DEM, PMB e PHS poderão realizar suas convenções na mesma data em um único evento.

O PSTU e PSOl não anunciaram convenções, mas o pré-candidato Toninho Ferreira (PSTU) deverá ser confirmado.

Nenhum partido adiantou nomes dos possíveis candidatos a vice-prefeito na chapa majoritária.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Eduardo Pandeló, em Noticias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.