Em entrevista durante o Fórum Econômico Mundial, realizado em Davos, Suíça, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, revelou que seu governo está trabalhando para organizar um encontro com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A informação foi dada na terça-feira (21), quando o líder ucraniano pediu mais comprometimento dos países europeus com a defesa do continente.
Zelensky destacou que as equipes diplomáticas estão em contato para viabilizar a reunião entre os dois presidentes. “O processo está em andamento e estamos trabalhando para fazer acontecer”, afirmou o presidente da Ucrânia. A reunião ganha relevância dado o posicionamento de Trump, que, ao reassumir a presidência dos Estados Unidos na segunda-feira (20/1), já havia manifestado sua intenção de encerrar rapidamente o conflito na Ucrânia, embora sem fornecer detalhes de como isso seria feito.
O presidente ucraniano também se posicionou firmemente contra os critérios da Rússia para diminuir significativamente o tamanho das forças armadas da Ucrânia. Segundo Zelensky, o presidente russo, Vladimir Putin, busca reduzir o exército ucraniano a um quinto de seu atual contingente, o que, segundo o ucraniano, não será permitido.
Além disso, Zelensky defendeu uma postura mais independente da Europa em relação à segurança. Para ele, a região deve ser capaz de se proteger sem depender exclusivamente dos Estados Unidos, especialmente diante de ameaças como uma possível aliança entre Rússia e Irã. “A Europa precisa saber se defender sozinha”, declarou o presidente ucraniano, ressaltando que a influência europeia sobre Washington tem diminuído.
WhatsApp será integrado ao Instagram e Facebook
A Meta anuncia que terá compartilhamento de status e login único entre os aplicativos
Governo estuda construção de dois aeroportos executivos no Pará
Obras seriam para atender ao aumento de fluxo da COP30
Estudantes enfrentam problemas ao se inscrever no SiSU
Candidatos relatam dificuldades no processo de inscrição
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.