Mundo

Ucrânia e EUA firmam memorando para explorar minerais estratégicos

Parceria visa estimular a reconstrução e reforçar cooperação econômica entre os dois países

Escrito por Meon

18 ABR 2025 - 13H30

reprodução

Ucrânia e Estados Unidos assinaram nesta quinta-feira (17) um memorando de intenções voltado ao desenvolvimento de minerais estratégicos em solo ucraniano. O documento marca o início de uma parceria que pode resultar em um acordo econômico mais amplo e na criação de um fundo de investimentos voltado à reconstrução do país.

+ Receba as notícias do dia - Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp

A informação foi confirmada pela primeira vice-primeira-ministra e ministra da Economia da Ucrânia, Yulia Svyrydenko, por meio da plataforma X. "Estamos felizes em anunciar a assinatura, com nossos parceiros americanos, de um Memorando de Intenções que abre caminho para um acordo de parceria econômica e para a criação do Fundo de Investimento para a Reconstrução da Ucrânia", escreveu.

O governo dos Estados Unidos, liderado pelo presidente Donald Trump, tem buscado um acordo bilateral envolvendo minerais como parte de um esforço para pôr fim à guerra com a Rússia. Além disso, a estratégia pode ajudar os americanos a reequilibrar os gastos bilionários já feitos em assistência militar à Ucrânia, mesmo que os valores não tenham sido enviados como empréstimos.

Autoridades ucranianas já haviam sinalizado, no início de março, que o acordo estava pronto para ser assinado assim que os EUA considerassem o momento oportuno.

+ Receba as principais notícias do dia - Clique AQUI

A parceria poderá abranger minerais considerados cruciais para as economias modernas, como lítio, grafite e terras raras — essenciais para tecnologias limpas, baterias e equipamentos eletrônicos. A medida representa mais um passo da Ucrânia rumo à recuperação econômica, ao mesmo tempo em que estreita os laços com os EUA em meio ao conflito com Moscou.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Mundo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.