O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (2) um decreto que institui tarifas “recíprocas” sobre importações de diversos países, incluindo o Brasil. A medida, que entrará em vigor no sábado (5), impõe uma taxa de 10% sobre os produtos brasileiros, enquanto outras nações, como China e União Europeia, terão alíquotas mais altas — 34% e 20%, respectivamente.
+ Receba as notícias do dia - Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp
Trump classificou o dia como um dos mais importantes da história dos EUA, destacando a importância de corrigir o que chamou de "injustiças comerciais". “Muitas vezes, os amigos são piores que os inimigos”, afirmou, explicando que as novas tarifas beneficiarão os consumidores norte-americanos, com a expectativa de preços mais baixos.
As tarifas serão implementadas em duas fases: no dia 5 de abril, a taxa de 10% será aplicada sobre produtos importados de países que não mantêm tarifas equivalentes aos produtos dos EUA. Já no dia 9 de abril, as taxas mais altas começarão a ser cobradas de países como a China, que sofrerá uma tarifa de 34%, e a União Europeia, com 20%. Trump também anunciou uma tarifa de 25% sobre a importação de automóveis.
+ Receba as principais notícias do dia - Clique AQUI
Além do Brasil, outros países como Vietnã (46%), Japão (24%) e Índia (26%) também serão impactados por essas novas medidas. O presidente ressaltou que as tarifas visam fortalecer a economia interna, especialmente para o setor agrícola dos EUA, e corrigir as disparidades nos acordos comerciais internacionais.
Festival do Torresmo chega a São José com muitas novidades
Evento acontece em dois finais de com entrada gratuita
Van Damme é acusado de envolvimento com vítimas de tráfico humano
Ator belga teria mantido relações com mulheres traficadas da Romênia para a França
Jacareí divulga projeto para construção do Hospital Municipal
Local terá área de 10 mil metros quadrados
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.