O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou atrás em sua proposta de deslocar permanentemente os palestinos da Faixa de Gaza e afirmou que os EUA não financiarão a reconstrução do território. A declaração foi feita nesta quarta-feira (5) pela porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, em coletiva de imprensa.
+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp
Mudança de discurso
Após afirmar na terça-feira (4) que os Estados Unidos deveriam "assumir" a Faixa de Gaza e transformá-la em uma "Riviera do Oriente Médio", Trump recebeu críticas internacionais e ajustes em sua posição foram divulgados pela Casa Branca.
Segundo Leavitt, a ideia de remover os palestinos do território não é definitiva, mas sim uma "realocação temporária". Além disso, ela reforçou que os Estados Unidos "não vão pagar" pela reconstrução da região, ainda devastada pelos bombardeios de Israel no conflito contra o Hamas.
Declarações controversas
Trump causou alvoroço ao sugerir que os palestinos deveriam ser retirados do território e reassentados em outros países, como Jordânia e Egito. A proposta foi amplamente rejeitada por esses países, que reafirmaram que os palestinos têm direito a permanecer em sua terra.
Em seu pronunciamento ao lado do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, Trump sugeriu um controle americano sobre a região, com um plano de desenvolvimento que, segundo ele, poderia "gerar milhares de empregos e transformar Gaza em um destino internacional".
O governo saudita também se manifestou, rejeitando qualquer plano de deslocamento forçado dos palestinos e reiterando que o país não estabelecerá relações diplomáticas com Israel até que um Estado Palestino seja formalmente reconhecido.
A polêmica continua a repercutir no cenário internacional, enquanto especialistas alertam que a proposta de reassentamento dos palestinos pode configurar uma violação do direito internacional.
Caso de meningite é confirmado em aluno de Lorena
Não há necessidade de fechamento da escola
13 mil vagas em cursos gratuitos no Senac RMVale
Candidatos devem se inscrever com 20 dias de antecedência ao início das aulas
Preços da carne devem cair em fevereiro
Queda no valor da arroba do boi seria o motivo
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.