Mundo

Terra receberá “Mini Lua” temporária a partir de domingo (29)

Asteroide de 10 metros será capturado pela gravidade terrestre

Escrito por Meon

28 SET 2024 - 18H04

Divulgação/ Paulo Bueno

A partir deste domingo (29), a Terra terá uma nova “mini Lua” temporária: um asteroide chamado 2024 PT5. Este objeto será capturado pela gravidade do planeta e passará a orbitá-lo por 53 dias, até 25 de novembro.

+ Leia mais notícias do Mundo

+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp

O que é a “mini Lua”?

Esses asteroides são ocasionalmente perturbados por interações gravitacionais e acabam se aproximando da Terra, sendo temporariamente capturados. O 2024 PT5 foi descoberto em 7 de agosto de 2024 pelo ATLAS (Asteroid Terrestrial-impact Last Alert System), um sistema de monitoramento operado pela NASA e pela Universidade do Havaí. A descoberta foi feita utilizando telescópios em Sutherland, na África do Sul.

Capturas temporárias de asteroides são raras, mas já ocorreram antes. Em 2020, por exemplo, o asteroide CD3 foi capturado e permaneceu orbitando a Terra por cerca de três anos. Contudo, eventos de capturas prolongadas são exceções. No caso do 2024 PT5, ele será um “flyby capturado”, ou seja, o asteroide será atraído pela Terra, mas não completará uma órbita completa.

Esse fenômeno ocorre quando asteroides se aproximam da Terra a velocidades relativamente baixas, o que permite que a gravidade do planeta os capture temporariamente. O 2024 PT5 se aproximará a uma distância segura e, após 53 dias, seguirá sua trajetória em torno do Sol.

O 2024 PT5 tem aproximadamente 10 metros de diâmetro e foi identificado por pesquisadores da Universidad Complutense de Madrid. Ele faz parte do grupo de asteroides conhecidos como Arjuna, que seguem uma trajetória orbital ao redor do Sol semelhante à da Terra, a uma distância média de cerca de 150 milhões de quilômetros.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Mundo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.