Mundo

Rússia bloqueia discord em mais uma ação de controle da internet

A medida vem após a plataforma ignorar ordens para remover conteúdos considerados ilegais.

Escrito por Meon

08 OUT 2024 - 21H15

Jovem Pan

Nesta terça-feira (8), a Rússia anunciou a proibição da plataforma de mensagens Discord, citando descumprimento da legislação local. O regulador de telecomunicações, Roskomnadzor, justificou a ação afirmando que a medida é necessária para prevenir o uso do serviço em atividades terroristas e extremistas.

O Discord, que é popular entre os jovens russos, já havia enfrentado multas no passado. Em julho de 2023, a plataforma foi multada em 6 milhões de rublos (aproximadamente R$ 344 mil) por não remover conteúdos que o governo considerava ilegais. Apesar disso, a empresa não acatou a decisão do tribunal de Moscou e continuou a não atender às exigências de remoção de quase 1.000 conteúdos proibidos, conforme informou Roskomnadzor.

Desde o início da guerra na Ucrânia, o Kremlin intensificou o controle sobre a internet, bloqueando diversas plataformas ocidentais e impondo restrições severas em um contexto de sanções internacionais. Embora o acesso a essas redes seja dificultado, o uso de VPNs ainda permite que muitos usuários na Rússia contornem as restrições. O Discord, fundado nos Estados Unidos em 2015, possui cerca de 150 milhões de usuários ativos mensais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Mundo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.