Em uma entrevista ao The Guardian, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, lançou uma proposta surpreendente para tentar encerrar o conflito com a Rússia: a troca de territórios. Zelensky sugeriu que, caso haja mediação por parte do ex-presidente dos EUA, Donald Trump, ele estaria disposto a ceder o controle da região russa de Kursk, atualmente sob domínio ucraniano, em troca de territórios sob ocupação russa.
+Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp
O líder ucraniano não especificou quais áreas gostaria de recuperar, mas afirmou que todos os territórios ocupados pela Rússia são importantes para a Ucrânia, sem estabelecer prioridades. A proposta, no entanto, levanta questionamentos sobre sua eficácia, visto que os territórios sob controle de Moscou são significativamente maiores do que a região de Kursk, como a Crimeia, Zaporizhzhia, Mariupol e as áreas separatistas de Luhansk e Donetsk.
Trump, por sua vez, tem defendido um esforço para finalizar a guerra na Ucrânia. O presidente russo, Vladimir Putin, já se mostrou disposto a discutir um possível acordo de paz com o ex-líder norte-americano. Contudo, a troca de territórios proposta por Zelensky parece ser apenas uma parte de uma solução mais ampla, sendo insuficiente para resolver o conflito de forma definitiva.
A proposta também vem após a incursão ucraniana em Kursk, em agosto de 2024, a primeira vez em que a Ucrânia reconheceu publicamente um ataque ao território russo. A ação envolveu cerca de 1.000 soldados ucranianos, que cruzaram a fronteira com apoio de tanques e artilharia.
Provão Paulista oferece 131 vagas nas Fatecs da RMVale
Oportunidades são de chamada extra
São José entrega manual de combate à violência contra mulher
Objetivo é ampliar a conscientização e a prevenção
Ipem-SP faz verificação de radares, em São José
Trabalho será realizado nesta quinta-feira (13)
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.