O ex-presidente do Uruguai José “Pepe” Mujica, de 89 anos, revelou que o câncer de esôfago se espalhou por todo o seu corpo. A informação foi revelada durante entrevista para o jornal uruguaio Búsqueda.
"O câncer no esôfago está se espalhando em meu fígado. Não consigo impedir isso com nada. Por quê? Porque sou uma pessoa idosa e tenho duas doenças crônicas. Não posso passar por tratamento bioquímico ou cirurgia porque meu corpo não aguenta", disse Mujica.
"Estou morrendo. O que peço é que me deixem em paz. Que não me peçam mais entrevistas nem nada. Meu ciclo já terminou. Sinceramente, estou morrendo. E o guerreiro tem direito ao seu descanso", afirmou.
Diagnóstico
O ex-presidente uruguaio foi diagnosticado com a doença em abril de 2024, durante exames de rotina. Na época, ele afirmou que o tratamento seria complexo por uma doença imunológica que enfrenta há mais de duas décadas.
Em dezembro, passou por uma cirurgia no esôfago. O procedimento ocorreu em meio à campanha presidencial de Yamandú Orsi, o "sucessor" de Mujica, que foi eleito.
Após 32 sessões de radioterapia, Mujica anunciou que não fará nenhum outro tratamento para a doença. Ele também disse que pediu aos médicos que não o fizessem “sofrer às custas da família”.
Mensagem de despedida
Mujica deixou uma mensagem de despedida aos compatriotas, ressaltando a importância da democracia.
Secretário de Turismo de SP visita o Litoral Paulista nesta sexta-feira (10)
Roberto de Lucena se reunirá com prefeitos para falar sobre turismo
Taubaté: PM e EDP descobrem fraude de energia em loja
Proprietário terá que pagar mais de R$ 8 mil em prejuízos
Líder da oposição é presa na Venezuela
Maria Corina liderou protesto contra o Nicolás Maduro horas antes da posse
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.