Neste domingo (9), o Papa Francisco teve dificuldades de respirar enquanto fazia a leitura de uma homilia durante missa na Praça São Pedro pelo Jubileu das Forças Armadas, que faz parte das celebrações pelo Ano Santo.
+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp
"Agora me desculpo um pouco e peço ao mestre que continue a leitura, por dificuldades na respiração", disse o pontífice. O arcebispo italiano Diego Ravelli deu sequência à leitura.
Na homilia, foi feito um apelo para que militares evitem "cultivar um espírito de guerra" e a "sedução pelo mito da força e pelo barulho das armas".
Na última semana, o Papa foi diagnosticado com bronquite. Em 2023, ele chegou a ser hospitalizado por conta deste mesmo quadro. Francisco agora está com 88 anos e, quando tinha 21, precisou remover parte de um dos pulmões devido a cistos.
A saúde do líder da Igreja Católica tem sido motivo de preocupação no Vaticano. No ano passado, Francisco afirmou que a possibilidade de renunciar ao papado ainda não está em seus planos. “Esta é uma hipótese distante, porque não tenho razões suficientemente sérias para me fazer pensar em desistir”, declarou em março.
A renúncia de um Papa ainda é um tema sensível na Igreja Católica. Em 2013, Bento XVI quebrou um tabu de 600 anos ao deixar o cargo. Segundo seus assessores, a decisão foi tomada após uma queda durante uma viagem ao México, em 2012, que o fez perceber suas limitações físicas para seguir à frente da Igreja.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.