A Unaids, agência da ONU especializada no combate à Aids, alertou que a suspensão do financiamento da USAID, a agência de ajuda externa dos Estados Unidos, pode resultar em um aumento alarmante de infecções por HIV. A previsão é de que até 2 mil novas infecções ocorram diariamente, caso o corte nos recursos seja mantido.
+ Receba as notícias do dia - Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp
Winnie Byanyima, diretora-executiva da Unaids, afirmou que a interrupção do apoio financeiro está provocando o fechamento de clínicas e a demissão de inúmeros profissionais de saúde. Ela enfatizou que essas medidas terão um impacto devastador na luta contra o HIV, com um aumento nas infecções e mortes relacionadas à Aids. “Sem o financiamento necessário, muitos serviços essenciais serão comprometidos, e isso pode levar a uma escalada nos casos de HIV em todo o mundo”, destacou.
Byanyima também alertou que, caso o financiamento da USAID não seja restaurado após a pausa de 90 dias, ou não seja substituído por outro governo, o mundo poderá enfrentar mais 6,3 milhões de mortes relacionadas à Aids nos próximos quatro anos. De acordo com dados de 2023, aproximadamente 600 mil mortes ocorreram devido à Aids no ano passado, e a previsão é de um aumento dramático desses números.
+ Receba as principais notícias do dia - Clique AQUI
A USAID é uma das principais fontes de financiamento para programas globais de saúde, incluindo iniciativas de combate ao HIV. Em 2023, a agência dos EUA forneceu cerca de US$ 50 milhões à Unaids, o que representa 35% do orçamento da organização. A delegação dos EUA em Genebra não se manifestou até o momento sobre os alertas da Unaids.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.