Mundo

Nobel de física 2024 homenageia pioneiros da inteligência artificial

John Hopfield e Geoffrey Hinton recebem o prêmio por pesquisas fundamentais que pavimentaram o caminho para o aprendizado de máquina moderno.

Escrito por Meon

08 OUT 2024 - 12H00

Foto: Reprodução

O Prêmio Nobel de Física de 2024 foi atribuído aos renomados cientistas John Hopfield, da Universidade de Princeton, e Geoffrey Hinton, da Universidade de Toronto, devido às suas contribuições inovadoras que catalisaram o campo do aprendizado de máquina, a base tecnológica por trás de ferramentas cotidianas como reconhecimento facial e tradução automática de idiomas. O anúncio foi feito pela Real Academia Sueca de Ciências no dia 8 de outubro.

Os estudos de Hopfield e Hinton, que começaram a tomar forma na década de 1980, tinham como objetivo simular no computador as complexas funções cerebrais humanas, especialmente memória e aprendizado. Hopfield criou um modelo de memória associativa que permite o armazenamento e a recuperação eficaz de padrões, enquanto Hinton desenvolveu métodos que permitem ao computador identificar características em dados de forma independente, o que é essencial para o reconhecimento de objetos e padrões em imagens.

"O trabalho desses cientistas teve um impacto significativo em uma ampla gama de disciplinas, desde a física até o desenvolvimento de novos materiais avançados," enfatizou Ellen Moons, Presidente do Comitê Nobel de Física. Além do prestígio associado ao prêmio, os laureados serão agraciados com um prêmio em dinheiro de 11 milhões de coroas suecas, equivalente a aproximadamente R$ 5,85 milhões.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Mundo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.