Mundo

Nobel de economia 2024 reconhece pesquisadores da desigualdade global

Daron Acemoglu, Simon Johnson e James A. Robinson são premiados por suas contribuições ao entendimento da prosperidade das nações.

Escrito por Meon

14 OUT 2024 - 23H00

G1

O Prêmio Nobel de Economia de 2024 foi concedido a Daron Acemoglu, Simon Johnson e James A. Robinson, em reconhecimento aos seus estudos sobre as disparidades de prosperidade entre as nações. O anúncio foi feito nesta segunda-feira, 14 de outubro.

Os laureados, que são pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e da Universidade de Chicago, têm se dedicado a investigar as causas da desigualdade econômica global. Acemoglu, natural da Turquia, e Johnson, do Reino Unido, em conjunto com Robinson, também britânico, esclareceram por que algumas nações prosperam enquanto outras permanecem em situação de pobreza.

A Academia destacou que seus trabalhos introduziram uma nova perspectiva nas explicações sobre as diferenças de riqueza entre países. Eles argumentam que as desigualdades regionais devem ser compreendidas à luz das instituições sociais que foram estabelecidas em cada local. Segundo eles, “instituições criadas para explorar as massas são ruins para o crescimento de longo prazo”, enquanto aquelas que promovem liberdades econômicas e um Estado de Direito tendem a ser benéficas.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Mundo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.